Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, os festivais dedicados a esta bebida começaram a realizar-se de norte a sul do país. Faltava o Porto, mas essa «falta» vai ser colmatada entre dias 16 e 19 de junho, nos jardins do Palácio de Cristal.

O primeiro festival de cerveja artesanal da cidade terá disponíveis mais de 200 referências nacionais e internacionais para provar e comprar. Música, futebol, workshops, showcookings e comida de rua ajudam à festa em vésperas de São João.

A organização do Porto Beer Fest, a mesma do mais antigo e conhecido festival de cervejas em Portugal – o Art Beer Fest, em Caminha – explica que só não se fez um festival mais cedo na Invicta por falta de parcerias. Este ano a Porto Lazer quis entrar como parceiro, até porque quer divulgar o Porto como destino europeu para os apreciadores de cerveja artesanal, à semelhança do que acontece em outras cidades como Barcelona ou Madrid.

Como é a primeira edição, não houve abertura a candidaturas. Por isso, todas as cervejeiras presentes foram escolhidas pela organização. Destaque-se a presença da Crak, uma cervejeira italiana que, diz Miguel Cepa, da organização, está «a criar muita expetativa no mercado europeu» com as suas propostas originais. De Espanha vêm a La Cibeles e a Yria e de Portugal a Mean Sardine, Sovina, Opo 74, Burguesa, Dois Corvos, e a Gíria, entre outras.

Entre o lote de cervejas nacionais, marcarão presença a Burguesa, a Opo74 e a Sovina, todas nascidas no Porto.

Miguel Cepa explica que quem não está habituado a diversos estilos de cerveja, vai aqui «experienciar um mundo novo». No entanto, os menos conhecedores devem começar por estilos mais leves, como as pilseners, adverte. Além de cerveja, haverá muita comida, música ao vivo com as bandas Fanfarra Kaustica (dia 17), Bizu Coolective (dia 18) e Crassh (dia 19), workshops e provas comentadas. E como estamos em altura de Europeu de Futebol, haverá um ecrã no jardim para quem quiser acompanhar os jogos.

Porto Beer Fest:
Jardins do Palácio de Cristal
Rua D. Manuel II
Entrada livre (copo: 2,50 euros)

Horário:
Quinta-feira, 16: das 17h00 às 24h00;
Sexta-feira, 17: das 17h00 à 01h00;
Sábado, 18: das 13h00 à 01h00;
Domingo, 19: das 13h00 às 22h00.

Texto de Luísa Marinho - Fotografias Pedro Granadeiro/Global Imagens
Partilhar