«Só há duas maneiras de conhecer realmente o Faial: a pé ou a cavalo.» Quem o diz é Victor Hucke, que há coisa de duas décadas se estabeleceu nesta ilha açoriana com a mulher, Anja Tettenborn, após anos a viajar pelo mundo. E foi aqui que, em 2012, o casal alemão decidiu transformar em negócio outra das suas paixões, a equitação. Desde então, já foram mais de mil os visitantes que conheceram os encantos da também chamada Ilha Azul no dorso dos seus cavalos.

O Pátio está sedeado na freguesia rural dos Cedros, na zona norte da ilha, e é atualmente o maior operador de equitação turística nos Açores e o único nos grupos Central e Ocidental, sendo também membro da maior plataforma mundial de férias a cavalo. A oferta é variada e direcionada para todo o tipo de público: de iniciantes sem qualquer experiência aos cavaleiros mais hábeis, que podem passar uma semana inteira a percorrer a ilha de ponta a ponta, por trilhos e caminhos apenas alcançáveis desta forma.

As propostas variam de uma simples volta de meio-dia ou de um dia (inclui sempre um piquenique), ideal para quem nunca antes montou, a pacotes de vários dias, que para além dos passeios a cavalo podem ainda incluir caminhadas ou observação de cetáceos. Num caso ou noutro, os passeios são sempre acompanhados de um guia certificado.

Caminhar
Em Praia do Norte parte o trilho Rocha da Fajã (5 km, nível fácil), que dá a conhecer um troço da costa norte.

Pátio
patio.pt
Passeios a partir de 79 euros

Um Equo-Hotel
Em maio, o Pátio alargou a sua oferta também ao alojamento com a inauguração do lodge (quarto duplo a partir de 90 euros por noite), composto por quatro quartos e um apartamento, que junta a tradição da ilha – madeira de criptoméria local e lavabos de basalto vulcânico – com design contemporâneo. É, de momento, a única casa de turismo rural no Norte da ilha.

Redação - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar