Roteiro em Lisboa para viver e dormir como Fernando Pessoa
A viagem começa pela Lapa, um dos bairros nobres da capital, onde Pessoa viveu, em 1907, na casa da avó Dionísia e das tias-avós maternas. // Veja os próximos slides da galeria.
1. É aqui, com o Tejo à vista, que a plataforma que liga quem procura alojamento aos que o têm disponível sugere que o visitante passe uns dias, em espaços como o duplex Estrela Chic, cuja proprietária, uma artista portuguesa, decorou minuciosamente cada divisão.
Estrela Chic
Estrela Chic
Estrela Chic
2. O caminho continua, desta feita no Largo do Carmo, ali à beira do Chiado, onde Pessoa alugou alguns quartos entre o inverno de 1908 e de 1912, quando começou a trabalhar na condição de correspondente estrangeiro de escritórios comerciais.
E é num destes quartos que o visitante pode dormir. O espaço é o mesmo, ainda que renovado, deixando, no entanto, as marcas do poeta.
Fernando Pessoa Xperience - Chiado - airbnb.pt/rooms/2518091
Fernando Pessoa Xperience - Chiado
Fernando Pessoa Xperience - Chiado
Fernando Pessoa Xperience - Chiado
3. Ainda na baixa, porque não dar um saltinho ao Martinho da Arcada, conhecido na época de Pessoa como o Café Arcada, onde a solidão que lhe servia de companhia não o impedia de frequentar as tertúlias de então.
Neste espaço ainda se pode encontrar a mesa onde costumava escrever.
4. Onde ficar: Downtown Seaview Apartment - airbnb.pt/rooms/7913404
Downtown Seaview Apartment
Downtown Seaview Apartment
5. E se de café falamos, não podíamos deixar de referir A Brasileira do Chiado, onde ainda se encontra o poeta, sentado, perna cruzada, mão na mesa, à espera que alguém se sente a seu lado, imortalizado que ficou numa estátua de bronze.
Inaugurado em 1905, A Brasileira foi palco de várias tertúlias intelectuais, artísticas e literárias que reuniram os maiores nomes da cultura nacional. E Pessoa foi um deles.
6. Onde ficar: Two-bedroom Apartment in Chiado - airbnb.pt/rooms/9043991
Two-bedroom Apartment in Chiado
Two-bedroom Apartment in Chiado
7. Mais à frente, na Rua dos Douradores, o Restaurante Pessoa, onde o poeta almoçava frequentemente em 1913, ainda ali está, ao serviço de quem por ali queira fazer uma refeição, como aquelas que o poeta tantas vezes fez.
Rua dos Douradouros
8. Onde ficar: Art Lisbon - airbnb.pt/rooms/7877140
Art Lisbon
Art Lisbon
9. Casa Fernando Pessoa - Rua Coelho da Rocha, 16 // A casa onde Fernando Pessoa morou nos últimos 15 anos da sua vida (1920-35), em Campo de Ourique, carismático bairro lisboeta, é hoje uma casa de cultura, onde se pode visitar o quarto do poeta, com a cómoda original sobre a qual, no chamado “dia triunfal”, Pessoa deu voz aos seus principais heterónimos.
É um dos maiores nomes da poesia nacional. E se é certo que há muito não está entre nós, isso não nos impede de percorrer os lugares onde escreveu, passar uma noite onde viveu ou visitar os espaços onde trabalhou. É uma experiência à descoberta da Lisboa de Fernando Pessoa, que viu nascer e morrer o poeta, oferecida pela Airbnb, que celebra os 128 anos que faria no passado 13 de junho.