Os melhores destinos para visitar na América do Sul
1. Santuário de Las Lajas, Colômbia
No sul da Colômbia, perto da fronteira com o Equador, é um lugar de culto e oração que se transformou também numa das maiores atracções turísticas de toda a região. E é fácil perceber porquê, tanto pelo pormenor da sua construção como pelo santuário onde está situado: no desfiladeiro do Rio Guáitara, na aldeia de Las Lajas.
2. Urubamba, Peru
Urubamba é a base ideal para explorar Machu Picchu e o Vale Sagrado dos Incas.
3. Pucón, Chile
Pode ficar um pouco longe da capital de Santiago (780km para sul), mas vale a pena apanhar um comboio até à simpática cidade de Pucón para explorar uma das melhores regiões do Chile: Araucanía. Escalada à volta do vulcão é também recomendado.
4. Parque Nacional de Tayrona, Colômbia
É um dos sítios mais bonitos da Colômbia, numa paisagem com 12.000 hectares verdes, algumas das praias mais incríveis das Caraíbas colombianas, e ainda as imponentes montanhas da Sierra Nevada como pano de fundo. Foi declarado um parque protegido em 1969.
5. Isla del Sol, Bolívia
É uma paragem incrível. De acesso fácil a partir da cidade de Copacabana (Bolívia), e com uma área de 14,3 quilómetros quadrados, é a maior e uma das mais bonitas ilhas de Titicaca. É considerada sagrada pelos Incas.
6. Los Roques, Venezuela
Bem-vindo ao maior parque marinho da América Latina: 42 ilhas e cerca de 250 recifes de coral que têm uma área total de 22.000 hectares.
7. Rota dos 7 Lagos, Argentina
Os 108 quilómetros que ligam San Martin de Los Andes a Villa La Angostura, na Argentina, foram baptizados como “A Rota dos 7 Lagos”, onde há algumas das paisagens mais bonitas da Patagónia.
Apesar de ter o número 7 no nome, a rota tem mais lagos, embora os mais conhecidos sejam o Correntoso, o Escondido, o Espejo, o Falkner, o Machónico, o Villarino, e o Lácar.
8. Cabo Polonio, Uruguai
Esta península está situada a 260km da capital de Montevidéu, e é considerada um lugar mágico pelos seus visitantes: os leões marinhos. Há praias praticamente desertas, dunas de areia branca à volta da cidade, leões marinhos que passam a maior parte do seu tempo nas ilhas costeiras. (Stefano Ember / Shutterstock.com)
9. Encarnación, Paraguai
Cada vez mais famosa pelas suas festas de praia e carnaval, Encarnación, a terceira cidade mais importante do Paraguai, é conhecida entre os seus habitantes como o “novo Rio de Janeiro”. Quer este seja um elogio merecido ou não, a cidade está a abarrotar de atracções naturais e culturais que merecem uma visita.
10. Paramaribo, Suriname
Um país e uma capital que raramente recebem atenção nas listas de destinos a visitar na América do Sul. E realmente merecem mais. No nordeste do continente, Paramaribo tem uma arquitectura colonial rica e uma diversidade étnica fascinante.
11. Salta, Argentina
"Salta, la linda” é a alcunha que os argentinos dão a esta pequena cidade a leste dos Andes, no Vale de Lerma. E, após uma visita, o nome não é posto em causa. Situada a mais de mil metros de altitude, há desertos vermelhos, montanhas como neve, rios e vales.
12. Baños de Agua Santa, Equador
Rodeada por três vulcões, a aldeia de Baños de Agua Santa é uma paragem a não perder para quem aprecia aventura e natureza. É conhecida como a “Porta de Entrada para a Amazónia”, visto que fica na fronteira entre o Rio Pastaza e a bacia do Rio Amazonas.
Obrigatório é uma ida a "La Casa del Arbol”, uma casa-na-árvore que tem o famoso “baloiço no fim do mundo”.
Desertos, parques naturais, estradas sem fim, neve, praia, lagos… Há muito para desbravar numa viagem pela América do Sul. Esta lista do motor de busca de viagens momondo.pt conta com alguns dos melhores destinos que nem sempre entram nas listas dos mais óbvios.
De mochila às costas ou sem tanta aventura, é a viagem de uma vida. Começar no norte e percorrer cada quilómetro com a garantia de que chegar ao fim do mundo, no extremo sul, vai valer a pena. Até lá, é aproveitar ao máximo cada momento, saltar de fronteira em fronteira com largas horas de intervalo, conhecer pessoas incríveis, e ficar rendido às paisagens.