InicioNotícias8 regiões de vinho para viajar de copo na mão
8 regiões de vinho para viajar de copo na mão
Conheça as regiões nos slides seguintes >>
1. Espanha
La Rioja é sinónimo de tradição e qualidade graças às suas uvas Tempranillo, Grenache ou Graciano. Há fazendas tradicionais onde é possível provar estes vinhos reconhecidos em todo o mundo. E para acompanhar não perca as tapas e os enchidos.
2. França
São tantas as opções que fica complicado escolher apenas uma, mas a Alsácia é merecedora de tal honra. A Route des Vins que aqui pode ser descoberta é a continuação da estrada temática alemã com o mesmo nome. Afinal, este é o terroir do Riesling, bem junto ao rio Reno. Aproveite ainda para visitar os castelos da região.
3. Estados Unidos da América
Vale de Napa e Sonoma, no estado da Califórnia, são dois locais que os apreciadores de vinho bem conhecem. Há mais de quatrocentos produtores em Napa e outros 200 em Sonoma, sendo o Chardonnay a estrela da companhia. Destaque ainda para as aproximações ao estilo champagne, consideradas as melhores fora de França.
4. Chile
O vale de Maipo faz parte da região metropolitana de Santiago, a capital do Chile. Aqui, a indústriavinícola chinesa deu os primeiros passos graças a tintos com uvas Cabernet, Pinot Noir ou Carmenere.
5. Argentina
Na cidade de Mendoza, Norte da Argentina, até a água que sai das fontes tem uma tonalidade vermelha. É a homenagem ao maior motor de desenvolvimento da região: o vinho. Malbec tinto é a figura de proa neste clima quente e seco, mas também há espaço para o Chardonnay e para o Sauvignon Blanc. Passeios de bicicleta disponíveis.
6. Brasil
Quase desconhecida em termos europeus, a região de Bento Gonçalves fica no estado de Rio Grande do Sul. É aqui que o Merlot dita as suas regras, sendo ideal para acompanhar as excelentes carnes brasileiras. A maior parte das adegas produtoras encontra-se no Vale dos Vinhedos.
7. África do Sul
É na região da Cidade do Cabo que encontramos os melhores vinhos da África do Sul. Em localidades como Stellenbosch ou Franschhoek a tradição remonta ao século xvii e o Pinotage é o maior cartão-de-visita. É possível organizar roteiros de prova e descobrir a arquitetura local de inspiração europeia.
8. Austrália
No outro lado do mundo, Hunter Valley, é a região vinícola mais próxima de Sydney e desta cidade partem excursões diárias para a visitar. Shiraz é a casta mais utilizada, uma uva que suporta bem o calor seco do interior da Austrália.
Corra o mundo connosco de copo na mão. Escolhemos oito regiões do planeta, para lá de Portugal, onde o vinho é uma tradição e não faltam locais para o provar.