É normal que a comida que é servida a bordo dos aviões não lhe agrade. Pode parecer que é por falta de sal, mas não. Dentro da cabine, a grandes altitudes, os principais sentidos afetados são o olfato e o paladar e, naturalmente, comprometem o sabor da comida: perde-se o doce e o salgado. Também a falta de humidade, a baixa pressão atmosférica e o barulho de fundo são fatores que influenciam a experiência.

A comida a bordo depende sempre da companhia aérea em que se voa, mas os espaços de catering – onde toda a logística é preparada – são semelhantes, até porque é obrigatório serem respeitados os controlos de higiene alimentar. Há companhias aéreas que, ao longo dos últimos anos, têm tido mais preocupação com o aperfeiçoamento das refeições, procurando soluções de ingredientes e formas de confecionar que minimizem as alterações do sabor e da qualidade.

Uma equipa de jornalistas do Business Insider visitou o catering da companhia aérea norte-americana United Airlines para conhecer o processo da «máquina», desde que os alimentos são cozinhados até à última etapa, quando são transportados para os aviões. Veja na galeria algumas das imagens que têm direitos reservados e que mostram pelo que passa a comida antes de chegar num tabuleiro ao seu lugar no avião.

Veja também:
Cuidado com o que veste em viagem: esta lei já entrou em vigor
Como é viajar em primeira classe nas 10 cabines mais luxuosas

Por NMG - Fotografias de Sarah Jacobs/Business Insider
Partilhar