Uma secretária, computador com ecrã touch, internet wireless, carregador de smartphone sem fios, sistema de áudio por bluetooth, mini-frigorífico, espaços de arrumação e até máquina de café. Tudo está pensado para funcionar como um escritório móvel, num veículo 100% elétrico que emite zero emissões poluentes e gasta cerca de 0,03 euros por quilómetro.

Um projeto concebido entre a japonesa Nissan e a Studio Hardie – especialistas em design de interiores, com sede em Inglaterra – que pretende revolucionar o futuro do trabalho. É uma alternativa aos espaços co-working, agora que cada vez mais é possível trabalhar remotamente. Em muitos casos basta ter um portátil, ligação à internet e estar confortável. Por vezes o que não ajuda é ser constantemente distraído, como pode acontecer quando se tenta trabalhar a partir de casa ou de um café. A ideia desta carrinha Nissan é isso mesmo: poder ter um escritório móvel que tem todas as condições. Hoje o trabalho é com vista para a praia. Amanhã talvez se prefira estar no campo.

Se lá fora estiver um dia agradável, é possível abrir as portas de ambos os lados. Quem sabe se dá para ouvir as ondas do mar a rebentar. Na traseira da carrinha há também um deck extensível, mas lá dentro garantem que o espaço é suficiente para ter tudo à mão. Até há uma cadeira a mais. A que horas é a reunião?

Veja o vídeo:

Por Nuno Mota Gomes - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar