Brett Belan, engenheiro mecânico residente nos Estados Unidos, transformou uma carrinha Volkswagen «pão de forma» num modelo elétrico. Não foi o seu primeiro projeto, mas garante que foi o veículo mais eficiente e equilibrado que desenvolveu. Tudo está feito para aproveitar a exposição solar sempre que o carro está estacionado. E graças ao desenho da VW, «a estrutura dos painéis encaixam na perfeição».

O trabalho Recuperaram o interior, com assentos novos, uma «cozinha», espaços de arrumação e baterias escondidas. Na parte superior, Brett montou um sistema para conseguir rodar ou inclinar o painel, não só para poder direcioná-lo no melhor ângulo com o sol, como para criar um espaço para a família dormir – como se pode ver nas fotos da galeria. A tenda tem acesso pela parte de dentro e foi feita à medida da carrinha e do painel, que chega aos 40º de inclinação.

Brett garante que um dia é suficiente para ter todas as baterias carregadas, ainda que possa depender da duração do próprio dia e da localização geográfica. Na cidade onde vive, em Ashland, no estado de Oregon (EUA), diz que um dia médio de carregamento com luz solar produz autonomia para cerca de 30 quilómetros de condução na cidade. No entanto, a carrinha também equipada para poder receber carga nos pontos de carregamento de veículos elétricos.

A primeira road-trip desta família, Brett, Karin e as duas filhas, Lyric e Brook, de oito e cinco anos, está cumprida. Partiram de Ashland, cidade que faz praticamente fronteira com o norte do estado da Califórnia, e desceram pela costa, junto às praias, pelos parques nacionais, com paragens por várias cidades, como as míticas São Francisco e Santa Cruz. Foi ao longo de um mês, no verão, e terminou em Monterrey, cidade onde Karin cresceu.


A Volkswagen anunciou este ano o lançamento prometido de um modelo elétrico inspirado nesta carrinha, ainda que as linhas futuristas não sejam as mesmas. O Volkswagen BUDD-e promete ser um carro prático, espaçoso, económico e com a última tecnologia.



2

 

Por N.M.G. - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar