José Luís Peixoto vence Prémio Oceanos - Literatura do Brasil

O escritor José Luís Peixoto assina todos os meses uma crónica nas páginas da revista Volta ao Mundo, assim como reportagens de viagens que acompanham a sua participação como apresentador do programa na televisão – ao fim de semana, na RTP 3.

Parabéns de toda a equipa da Volta ao Mundo!

José Luís Peixoto é o vencedor da edição deste ano do Prémio Oceanos – Prémio de Literatura em Língua Portuguesa, organizado pelo Itaú Cultural, no Brasil – herdeiro do antigo Prémio Portugal Telecom. O escritor português venceu o prémio com o romance Galveias, publicado pela editora Quetzal em Portugal, em 2014. O anúncio foi feito em São Paulo, Brasil.

Peixoto foi o único escritor português consagrado nesta edição do mais importante e prestigiado prémio literário do Brasil. Para além da notoriedade da literatura portuguesa, a nível internacional, associada à atribuição deste galardão, Peixoto recebe um prémio no valor de 100 mil reais, o que corresponde a cerca de 27 mil euros. Galveias – nome da aldeia natal de Peixoto, no Alentejo – está entre os grandes romances alguma vez escritos sobre o mundo rural português.

Um misterioso objeto cai sobre uma pequena vila do interior de Portugal – esse facto vai marcar a vida de todos os habitantes e é o ponto de arranque para um fantástico elenco de personagens que compõe este romance e que, capítulo a capítulo, desenha um mundo cheio de acontecimentos que oscilam entre o trágico e o cómico, entre o nostálgico e o dramático. Galveias é um retrato de vida, a imagem despudorada de uma realidade que atravessa o país e que, em grande medida, contribui para traçar-lhe a sua identidade mais profunda.

A propósito deste romance, Vasco Graça Moura disse, em 2014, que José Luís Peixoto é «um grande ficcionista e, também, um grande prosador da língua portuguesa, capaz de extraordinárias notações do real, de ritmos inovadores e até de uma relação estrutural com as formas musicais que não tem precedentes entre nós».

Galveias

Género: Literatura / Romance
Formato: 15 x 23,5 cm
N.o de páginas: 280
Data de lançamento: 10 de outubro de 2014
PVP: € 17,70
ISBN: 9789897221798

Galveias de José Luís Peixoto: vence prémio Oceanos, literatura do Brasil

Redação - Fotografias Direitos Reservados
Partilhar