As cidades europeias estão cada vez mais perto. Em 2017 há que aproveitá-las.

Afinal não somos nada periféricos. Antes pelo contrário. Os números do turismo em 2016 não mentem – Portugal é um dos destinos mais procurados pelos europeus do Centro e do Norte. Todos os caminhos têm vindo dar a Lisboa, Porto, Algarve, Madeira ou Açores e se isso é positivo para a economia e para o reconhecimento internacional do país enquanto destino cada vez mais completo, há outra vantagem em cima da mesa.

Por cada avião que chega ao território português, há outro que parte e que nos pode levar, aos portugueses, por um preço cada vez mais simpático. Todos os meses há novidades quanto a rotas e companhias aéreas que reforçam a operação para e de Portugal. A competição e a diversidade de oferta deixam o consumidor com mais opções a valores convidativos. É por isso que temos de aproveitar para sair a uma sexta e voltar a um domingo. Ou, na melhor das hipóteses, partir a uma quinta e chegar na segunda.

A nossa capa deste mês é justamente um convite à escapadinha para uma das cidades mais completas da Europa – Amesterdão. Cultura, diversão, lazer, prazer… há de tudo. Mas também vamos para o Sul de Inglaterra, para a capital gastronómica francesa ou para a ilha da fantasia no Mediterrâneo, Ibiza. Tudo ao alcance de um voo rápido e de uma estada curta. Como é normal por aqui, também piscamos o olho ao outro lado do mundo. Por isso trazemos a Ásia para a discussão.

E todos os fins de semana lá estamos, na RTP, a mostrar o melhor do mundo com quem sabe da poda. Que seja mais um grande ano, com boas viagens, curtas e longas.

Ricardo Santos, editor
[email protected]

Partilhar