Mónaco

Texto de João Mestre
Fotografias Direitos Reservados

Pequeno e grande. Dois adjetivos contraditórios é quanto basta para definir o principado incrustado no Sul de França. São dois quilómetros quadrados, que lhe garantem o título de segundo país mais pequeno do mundo e leva-se nem 50 minutos a atravessá-lo a pé.

A população, 30 mil, metade da qual cabe no estádio do AS Mónaco. Mas há também a grandeza: do estilo de vida da família real, dos milhões que circulam nos casinos, do Grande Prémio mais emblemático do mundial de Fórmula 1. E os ricos, os muito ricos, atraídos pelo sol, pelo Mediterrâneo e pelo regime fiscal.

É o país com maior densidade populacional do mundo e um dos raros casos em que há mais postos de trabalho do que população. A sua população é maioritariamente composta (em cerca de três quartos) por imigrantes. E apresenta a mais alta esperança média de vida do mundo: aqui vive-se até aos 89,5 anos, facto a que não serão alheios o elevado PIB per capita (78 mil dólares) e a inexistência de impostos sobre os rendimentos pessoais. Que é isso senão qualidade de vida?

Imagem de destaque: Shutterstock/D.R

Nestes países uma noite no hospital é mais cara do que ficar num hotel de luxo


Veja também:
Ibiza: Viagem à ilha da festa para descobrir o outro lado
Estas são as cidades mais antigas da Europa – e uma é portuguesa

Partilhar