Destino das brochuras de lua-de-mel e um dos mais exclusivos do rol. No arquipélago das Fiji, além de praias de postal, há uma série de atividades para quem não quer estar apenas a torrar ao sol. Para casais que gostam de manter a boa forma física, há trilhos pedestres pela floresta (as ilhas de Taveuni e Kadavu são especialmente ricas nesse aspeto). Para os que não dispensam um banho de cultura, a capital Suva, na ilha de Viti Levu (a maior das 332), tem bastante para oferecer.
1. Fiji
Em Suva impõe-se uma passeata no jardim botânico Thuston Gardens, onde encontra também o Fiji Museum. A Holy Trinity Cathedral e Albert Park são outros lugares a visitar.
2. Bora Bora
Uma ilha verdejante rodeada por mil e uma nuances de turquesa, safira, cobalto e azul- celeste tem tudo para ser consensual. Bora Bora pertence ao arquipélago Sociedade, no sotavento da Polinésia Francesa, e tem estatuto de realeza no mundo das luas-de-mel – dizem mesmo que é o lugar mais romântico do planeta. A lagoa formada pelos recifes de coral está cercada por praias onde o homem semeou resorts de luxo. No meio da água, os imponentes montes Otemanu e Pahia são protagonistas do cenário.
2. Bora Bora
Atenção senhoras, caso decidam pôr uma flor na orelha, como fazem muitas locais, tenham em atenção que se a colocarem na direita estão a dizer que são descomprometidas. Portanto, se forem casadas ou comprometidas, convém usar a flor na orelha esquerda.
3. Maldivas
Depois de um ano a escolher vestidos, organizar mesas, eleger quintas, rever protocolo, decidir entre gerberas e rosas, não há nada de que um casal recém-casado precise mais do que pôr os pés de molho e não pensar em mais nada. Praias de areia tão branca como cal, água de 50 tons de turquesa a uns meros 30o C, cocktails de manhã à noite e um bungalow suspenso sobre o mar.
3. Maldivas
Ocasionalmente pode haver uma saída para snorkeling, surf, pescaria em alto-mar ou stand-up paddle (qualquer uma garante cem likes no Instagram). Três «énes»: nada, nadar e namorar. As únicas atrações turísticas estão na cidade de Malé e são um museu e uma mesquita.
4. Seychelles
Céus sempre azuis, águas tranquilas, silêncio,
paz e tranquilidade. Viver os primeiros dias de marido e mulher assim é um bom presságio para o resto da vida a dois. As Seychelles são uma espécie de modelo no mundo dos destinos de lua-de-mel e é muito fácil de perceber porquê. Além das praias fabulosas (boa parte delas praticamente desertas), da exuberante mata nativa, das povoações coloridas e da simpatia das suas gentes, é ainda um destino fabuloso para observação de vida selvagem – há até quem lhes chame as Galápagos do Índico.
4. Seychelles
Mahé, Silhoutte, La Digue e Sainte Anne são as quatro estrelas da companhia. Em Mahé fica Victoria, a mimosa capital (a mais pequena do mundo), e a praia mais badalada, Anse Royale. Silhoutte é a ilha das caminhadas e La Digue da famosérrima Anse Source dArgent. Mais pacata, Saint Anne é o verde, o azul e o silêncio.