A National Gallery de Londres recebe a partir de dia 15 de março uma exposição dos artistas renascentistas Michelangelo e Sebastiano del Piombo. Uma amizade de mais de 20 anos entre os dois é agora recuperada em «Michelangelo & Sebastiano».

A exposição reúne cerca de 70 obras, que vão desde a pintura ao desenho, à escultura e à correspondência trocada, e que mostram a colaboração artística e a relação de amizade entre os dois italianos.

Sebastiano di Piombo nasceu em Veneza, mas mudou-se para Roma, onde se tornou protegido de Michelangelo, oriundo de Florença e dez anos mais velho. Conheceram-se em Roma em 1511, quando Michelangelo – que se tornou uma figura influente no trabalho artístico de Sebastiano – terminava a pintura do teto da Capela Sistina.

A exposição da National Gallery – a primeira a juntar a obra dos dois artistas – revela o primeiro trabalho que fizeram juntos, intitulado «Lamentação sobre o corpo de Cristo». Gabriele Finaldi, diretor da National Gallery, descreveu esta exposição – citado pela agência Efe – como «o epicentro de uma Roma do Renascimento, época em que se forjou um novo e heróico movimento artístico». Até junho deste ano poderá contemplar as obras dos dois artistas.

Lusa

Veja também:
25 locais a não perder em Londres
Londres em 5 bairros

Partilhar