Reguengos de Monsaraz promove sinalização turística inteligente na BTL

Reguengos de Monsaraz está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa 2017, no espaço do Turismo do Alentejo. A autarquia tem um balcão de informação turística e está a divulgar os produtores de vinho e a sinalização turística inteligente que vai implementar no concelho.

Até ao dia 19 de março, os profissionais e visitantes da feira poderão degustar vinhos da Carmim, Monte dos Perdigões, São Lourenço do Barrocal, Monte das Serras e Adega José de Sousa. No espaço de Reguengos de Monsaraz haverá também provas de vinho promovidas pelo Esporão e pela Ervideira.

Para além disso, a autarquia vai também apresentar o projeto de sinalização turística inteligente que pretende pôr em prática no concelho. Assim sendo, foram instaladas duas estruturas explicativas e colocados dois «beacons» para simular o funcionamento em contexto real.

O sistema de sinalização e informação turística inteligente tem como base uma nova tecnologia com dispositivos eletrónicos denominados «beacons». Estes dispositivos serão colocados nos postos de turismo e nas placas de sinalização turística pedonal e vão fornecer informação atualizada aos turistas através de BLE – Bluetooth Low-Energy – para os smartphones com sistemas operativos Android e IOS, após descarregarem uma aplicação. Desta forma, não será necessária a utilização de mapas e guias de turismo em papel.

Quando o turista se aproximar das placas recebe a informação no seu smartphone em vários idiomas através do «beacon» instalado nesse local. Assim, é possível que qualquer pessoa compreenda em que localização está, tal como os pontos turísticos que se encontram nas proximidades, as opções de alojamento, os restaurantes, os operadores turísticos, os produtores de vinho, o comércio e toda a programação cultural do concelho.

O município de Reguengos de Monsaraz vai substituir todas as placas turísticas de informação pedonal do concelho para que exista uniformização e coerência na sinalética.

Este será o primeiro concelho português a instalar o sistema de sinalização e informação turística inteligente. O município espanhol de Aranda de Duero foi o primeiro local na Europa a transmitir informação aos turistas através de «beacons», para promover a Rota do Vinho Ribera del Duero.


Veja também:
Já começou a 29ª edição da BTL
Madeira e Viseu em destaque na BTL 2017

Partilhar