A República Dominicana está a marcar presença na BTL, a maior feira de turismo em Portugal que começou esta quarta-feira, animando os visitantes com bachata, merengue e rum.

Para além das danças tradicionais, descobre-se a essência dominicana através de peças artesanais ou do processo de fabrico manual dos famosos charutos.

É o caso de Franklin, que está no stand a mostrar a técnica de enrolar. Parece fácil, mas é para quem já o faz desde os 14 anos. Hoje, com 48, é gerente de produção da marca Caoba, para a qual trabalha há 21 anos.

«Este é mais suave que outros», diz, sorridente, como é habitual no seu país. Não é a primeira vez na Europa. Aliás, já viajou bastante por este lado do mundo. Mas é a primeira vez em Portugal. «Infelizmente, não vou ter tempo para visitar». Promete que fica para uma próxima oportunidade.

Para Leila Boasier, atual diretora do Turismo a Republica Dominicana para o Mercado Ibérico, «na BTL queremos não só mostrar um pouco da nossa cultura para atrair mais visitantes mas também apoiar operadores turísticos e agentes de viagem a continuarem o bom trabalho que têm desenvolvido para um crescimento sustentado de turistas portugueses na Dominicana».

A República Dominicana é um país da América Central, com cerca de 10 milhões de habitantes. É a segunda maior ilha das Caraíbas, repartindo parte do território com o Haiti.

Cerca de 25 por cento da população da República Dominicana reside em Santo Domingo, capital do destino, também considerada a cidade mais antiga do novo mundo.

O destino é conhecido pelas praias e pelo clima tropical ameno, tem uma excelente relação preço/qualidade e a hospitalidade e simpatia do povo marcam qualquer visitante.

Em 2016 a República Dominicana foi visitada por 6,55 milhões de turistas, dos quais 1,26 milhões são do mercado Europeu.

Texto e Fotografias de Nuno Mota Gomes

Veja também:
Viagem pelo lado desconhecido da República Dominicana
Volta ao Mundo na televisão na República Dominicana [vídeo]

 

Partilhar