O povo da Tailândia tem uma forma muito especial de celebrar o Ano Novo Tailandês: que tal uma guerra de água?

O Songkran, festival budista que celebra o fim do ano, acontece entre 12 e 15 de abril de 2020. A passagem de ano é um acontecimento muito importante e, para celebrá-lo, os tailandeses atiram água uns aos outros. Antes de se ter tornado uma «guerra de água» conhecida mundialmente, o Songkran servia para o povo tailandês se preparar para um novo começo e fazer uma limpeza espiritual. Muitas pessoas atiravam água aos membros da família para que começassem o novo ano com sorte e prosperidade.

Segundo a lenda budista, Songkran significa transformação e por isso, durante estes três dias (cinco conforme a região da Tailândia), há procissões coloridas até aos templos, para que as pessoas prestem homenagem ao seu Buddha, e pratiquem boas ações. Mas hoje em dia, Songkran é também sinónimo de um festival de água que atrai visitantes vindos de vários países. Aliás, os estrangeiros são bem-vindos e convidados a molhar as imagens sagradas de Buddha nos templos, uma ação que traz boa sorte para o Ano Novo.

Há pistolas de água e baldes à venda por todo o lado e serão muitas as «guerras» e festas durante estes dias. O objetivo é que as pessoas se concentrem apenas no lado cultural desta celebração.

Imagem de destaque: iStock/D.R

Artigo publicado originalmente em abril de 2017 e atualizado em abril de 2020 no site da revista Volta ao Mundo.

Partilhar