A 22 de abril celebra-se o Dia da Terra. Nova Iorque – «a cidade que nunca dorme» – faz questão de marcar esta data de uma maneira bastante original: durante seis horas não será permitido andar de carro, em 30 quarteirões da Broadway – entre Times Square e Union Square.

A Broadway, que significa rua larga em inglês, é uma das avenidas mais movimentadas da cidade. O objetivo desta iniciativa que assinala o Dia da Terra é mostrar aos nova-iorquinos como seria a avenida sem carros, e como poderiam parecer as ruas sem trânsito.

Entre as 10h e as 16h, apenas peões e ciclistas percorrerão os 30 quarteirões. Durante aquelas seis horas, haverá workshops sobre sustentabilidade, aulas de exercício físico e outros eventos focados na saúde, e ainda concertos. O aluguer de bicicletas CitiBike durante este dia será gratuito.

Os eventos «Car-free» (sem carros) dão a oportunidade às pessoas de experimentar uma Nova Iorque diferente, mais calma, silenciosa e limpa. «Se vamos construir um futuro sustentável para a nossa cidade e planeta, os carros não serão a reposta. O Dia da Terra é a melhor oportunidade para evidenciar este ponto de vista», afirma Ydanis Rodriguez, membro do Conselho da Cidade de Nova Iorque. As ruas de Bronx, Queens e Brooklyn também estarão fechadas a viaturas durante o dia 22 de abril.

Este será o maior evento «Car-free», em Nova Iorque, depois de, no ano passado ter tido uma grande adesão.


Veja também:
25 locais a não perder em Nova Iorque
Canal Street, em Manhattan, está a ficar na moda

Partilhar