InicioNotícias10 melhores mercados e festivais de street food da Europa
10 melhores mercados e festivais de street food da Europa
Conheça os 10 melhores mercados e festivais de comida de rua da Europa nas imagens seguintes.
(Foto Le Food Market)
1. Hornstulls Market, Estocolmo
Todos os fins de semana, desde a primavera até o fim do verão, vários food trucks (carros que vendem comida) instalam-se na margem norte do rio Lijeholmsviken, em Hornstull. É possível encontrar vários tipos de comida, desde tapioca brasileira às panquecas vietnamitas «bánh mì».
» hornstullsmarknad.se
(Foto Hornstulls Market)
2. Bite Club, Berlim
As empresas de comida de rua estão a crescer em Berlim e, uma das grandes razões, é o mercado Bite Club. Para além de ajudar estas pequenas empresas a ganharem os seus fãs, tem alguns dos melhores eventos da cidade, durante todo o verão. Fique atento e não perca a festa no barco vintage Hoppetosse, no rio Spree, onde os passageiros podem comer, beber e dançar durante toda a noite.
» biteclub.de
(Foto Bite Club)
3. Le Food Market, Paris
A moda da comida de rua em Paris está ainda no início. No entanto, o «Le Food Market» atrai já muitas pessoas, que duas vezes por mês fazem questão de provar os mais diversos pratos. A maioria das bancas e food trucks são extensões de restaurantes, pastelarias e padarias já existentes.
» lefoodmarket.fr
(Foto Le Food Market)
4. Paper Island Market, Copenhaga
Antigamente, era um armazém da imprensa dinamarquesa. Agora, é a casa do primeiro mercado de comida de rua de Copenhaga. Apesar de ficar junto ao famoso restaurante Noma, merece visita pela diversidade de pratos disponíveis. Há batatas fritas crocantes, dumplings ou cheesecake de mousse de chocolate.
» copenhagenstreetfood.dk
(Foto Paper Island Market)
5. Streeat Food Truck Festival, Itália
«Streeat» é um festival sobre rodas, que percorre a Itália e pára em oito locais diferentes - incluindo Milão ou Údine. Os comerciantes dão tanta atenção aos seus food trucks - que são incríveis - como à sua comida. Há gelados e ravioli para experimentar.
6. Fim de semana da Cozinha Andante (Rollende Keukens), Amesterdão
Durante um fim de semana por ano, vários food trucks fixam-se em Westerpark para dar a provar as suas especialidades. É um dos maiores e mais movimentados eventos relacionados com comida, em Amesterdão. Em 2017, o festival faz 10 anos e terá 125 carros que servirão de tudo, desde crepes, waffles, paella, carnes defumadas, entre muitos outros.
Trinta e quatro comerciantes param em Camden Lock, em Regent's Canal. Aí poderá comer barriga de porco crocante ou hambúrgueres de beef burguignon, acompanhados de raclette. O mercado está aberto todos os dias da semana.
» kerbfood.com
(Foto KERB Food)
8. Brussels Food Truck Festival, Bruxelas
Apesar de não ser dos mais conhecidos, é talvez o maior festival de comida de rua da Europa. No ano passado, 140 food trucks marcaram presença e cozinharam diversos pratos originais - carnitas, patatas bravas, cachorros, hummus, churros, entre muitos outros. Os food trucks são engraçados: antigos reboques de cavalos, as clássicas carrinhas Citroen H e um autocarro amarelo de cerveja.
Anteriormente conhecido simplesmente como «Food Truck Festival», esta festa de três dias atraiu dezenas de milhares nos seus primeiros dois anos, com filas enormes de pessoas que esperavam ansiosamente para provar os pratos apresentados. Este ano, o Miam Festival incluirá uma seleção de food trucks (40 dos preferidos da cidade), vinicultores, restaurantes, mercearias e lojas de cerveja locais.
MadrEAT é um mercado de comida de rua, onde os chefs podem experimentar as suas ideias e apresentá-las ao público. Aqui, poderá comer alguns dos melhores pratos da cidade, por vezes servidos por chefs com Estrela Michelin. O mercado não tem localização fixa, por isso é possível consultar no site onde é que ele vai estar.
Apesar de ser uma tradição mais comum na Ásia e América, a comida de rua está na moda também na Europa.
Seja em mercados ou em festivais, há inúmeros pratos adaptados e que se podem comer nas ruas.
Londres, por exemplo, é o epicentro do movimento de streetfood da Europa, com centenas de festivais, eventos e mercados sobre o tema. Mas, hoje em dia, quase todas as capitais europeias são adeptas deste movimento.
O jornal britânico The Independent elegeu os 10 melhores mercados e festivais de comida de rua da Europa. Conheça-os na fotogaleria.