Segundo um inquérito realizado pela DECO, Associação de Defesa do Consumidor, o Aeroporto do Porto «é o terceiro mais apreciado do mundo e o melhor da Europa, logo a seguir aos grandes aeroportos de Singapura e de Narita, em Tóquio».
O estudo foi feito em sete países para além de Portugal – Austrália, Brasil, Dinamarca, Bélgica, Espanha, Itália e França – e obteve mais de 11 mil respostas de passageiros. O inquérito incidiu sobre 72 companhias aéreas e 178 aeroportos.
O pior classificado é o aeroporto de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, nos Açores, cujas «maiores críticas vão para os restaurantes e bares, e para os acessos por transportes públicos».
Em relação às companhias aéreas, a Emirates lidera o ranking, com maior nível de satisfação. A TAP encontra-se na 31ª posição no que toca à satisfação global, enquanto a SATA surge em 38º lugar. Já no que toca à pontualidade, a TAP está em 53º.
Segundo os mais de 11 mil inquiridos, a pontualidade é o aspeto que mais pesa na satisfação com uma companhia aérea.