Conheça os 12 destinos para viajar em maio nas imagens seguintes.
1. Lago di Como
O Lago di Como está cheio de boas notícias este ano. Abriram vários novos hotéis, incluindo Il Sereno Lago di Como e o Villa Lario, uma propriedade familiar com seis suites. Já o Grand Hotel Tremezzo teve uma enorme renovação, tendo aberto um novo spa (e uma suite spa) para aqueles que desejam ser mimados a toda a hora. Os restaurantes também não ficam atrás, tendo inúmeras novidades. Por exemplo, no Ristorante Silvio, o chef Christian Ponzini serve sua famosa «missoltin», uma sardinha de lago salgada .
2. Louisville, Kentucky (EUA)
Maio é o mês mais popular em Louisville, Kentucky. A corrida de cavalos Kentucky Derby, que decorre no início do mês, atrai milhares de pessoas de todo o mundo. Se não tiver bilhetes para o evento, não há problema porque a cidade tem muito mais para oferecer: pode optar por jantar no restaurante 610 Magnolia, do conceituado chef Edward Lee, por dormir no 21C Hotel, com obras de arte peculiares espalhadas por todo o lado e com um bar especializado em bourbon (whiskey), Proof on Main.
3. Canggu, Bali
Para além de ser um destino escolhido por surfistas, Canggu tem estado na moda, com a abertura de restaurantes vegetarianos, cafés ao estilo australiano e hotéis peculiares como o Frii Bali Echo Beach. Em maio, Deus, um espaço que inclui um restaurante, local de música e galeria de arte, organiza uma importante competição de surf, reunindo profissionais e amadores para um fim de semana divertido.
4. Lille, França
Fica a apenas uma hora de Paris e tornou-se um dos destinos preferidos do momento. O tempo na primavera é ótimo, ideal para passear pelas ruas. O governo da cidade investiu dinheiro em projetos de arte, como o Lille3000 (um grupo de exposições de arte em interiores e exteriores), assim como um maravilhoso museu de arte moderna. Têm aberto muitos cafés e bistros, boutiques indie e até algumas lojas especializadas em cerveja artesanal. Fique no Clarance Hôtel Lille, uma antiga mansão com quartos com o nome de poemas de Baudelaire.
5. Xangai, China
É uma cidade chinesa que cresceu muito nos últimos tempos - e que ainda continua a crescer rapidamente, com aclamados restaurantes e bares, lojas de classe mundial e hotéis de cinco estrelas. Jean-Georges Vongerichten montou uma espécie de império com um grupo de restaurantes, no Three on the Bund. O clima é incrivelmente agradável em maio - as chuvas da Primavera já passaram, mas a humidade típica do verão ainda não se instalou. Aproveite para visitar a cidade antes de junho, quando abre o Shanghai Disney Resort, que certamente será bastante popular para muitas famílias durante as férias de verão.
6. Cape Cod, Massachusetts (EUA)
É o local perfeito para um retiro à beira-mar: as praias estão vazias e os preços nos hotéis e Airbnb estão baixos. Cape Cod é fantástica com um grupo de amigos. Há atividades para todos os gostos e interesses, desde a observação de baleias em Provincetown, até o New England Fire & History Museum ou uma visita à fábrica de batatas fritas de Cape Cod, em Hyannis. E, obviamente, o marisco é muito bom.
7. Barcelona, Espanha
O bom tempo chegou a Barcelona. Fique na nova Casa Bonay, um espaço renovado que inclui um hotel, um restaurante, um café, uma livraria e várias lojas. O seu rooftop abre este mês e é o local perfeito para beber uma sangria ao ar livre. Se quiser fazer praia mas não quer apanhar grandes multidões, vá até Castelldefels.
8. Aarhus, Dinamarca
A cidade de canais está a sair da sombra de Copenhaga. Aarhus é segura e sem grandes multidões. É também um destino de eleição para apaixonados por comida: há muitos restaurantes bons e alguns com Estrela Michelin. A cidade foi eleita uma das duas capitais da cultura de 2017.
9. Malta
A pequena ilha europeia ganhou alguma fama depois de ter sido cenário do filme de Brad Pitt e Angelina Jolie, By the Sea. Fique no Corinthia Palace, um fantástico ponto de saída para visitar a cidade medieval, as praias, os templos antigos e as vinhas maltesas. Os turistas começam a chegar em junho, por isso viaje em maio para aproveitar as praias.
10. Pittsburgh, Pensilvânia (EUA)
A cidade ganhou a atenção de muitas pessoas depois da abertura do Ace Hotel e de vários restaurantes. Não perca o Andy Warhol Museum ou o Carnegie Museum of Art, ambos têm ótimas exposições interativas. O Ace Hotel fica em East Liberty, uma parte menos frequentada da cidade, mas o seu café e bar estão cheios a qualquer hora do dia. Faça uma reserva no seu restaurante especializado em carne, Whitfield.
11. Mónaco
Mónaco recebe o Grand Prix zooms no fim do mês de maio. Reserve cedo para conseguir um quarto nos melhores hotéis, incluindo o Hotel de Paris e o Hotel Hermitage. Grandes chefs de renome chegaram também ao Mónaco. Por exemplo, o restaurante do chef Paolo Sari, Elsa, é o único restaurante completamente orgânico do mundo com uma estrela Michelin. Todos os ingredientes usados são nacionais. E para aqueles que não tencionam passar os dias nos casinos de Monte Carlo, há muito mais para fazer, desde alugar descapotáveis de luxo a um passeio para «conhecer» Grace Kelly.
12. São Paulo, Brasil
É a capital financeira do Brasil e é uma cidade de contrastes. Para além dos arranha-céus, nos seus arredores há praias paradisíacas. Não pode perder uma visita à Ilha Bela. Maio é o último mês do outono brasileiro, com temperaturas amenas. O D.O.M, de Alex Atala, é um dos melhores restaurantes do mundo, vale mesmo a pena. Certifique-se de assistir a um jogo de futebol, no Estádio do Pacaembu.
Em maio, sonha-se com o verão. É o mês que antecede a estação preferida da maioria das pessoas. O tempo está mais quente, o sol parece que veio para ficar, e há aquela vontade de usar t-shirts, calções e fatos de banhos.
Não há melhor altura para umas férias antes do verão. A Travel + Leisure escolheu os 12 destinos onde ir em maio. Conheça-os na fotogaleria.