Uma vila na Indonésia sofreu uma mudança radical: os seus edifícios foram pintados de várias cores. Agora denominada «Vila Arco-Íris», tem atraído muitos viajantes, que fazem questão de tirar fotografias e de as publicar no Instagram.

A antiga favela da região de Semarang, na ilha de Java, tinha inicialmente o nome de Kampung Wonosari – e a pobreza era bem visível. A autarquia local decidiu investir 300 milhões de rupias indonésias (cerca de 20 mil euros) na reabilitação da localidade, depois de Slamet Widodo, um professor de uma das escolas da favela, ter tido a ideia de tornar aquele lugar numa vila pintada de arco-íris. Widodo contou ao Jakarta Post que se inspirou noutros locais da Indonésia que sofreram transformações semelhantes, como Warna Warni e Kampung Tridi, em Malang, e Kampung Kali Code, em Yogyakarta.

O objetivo era tornar Kampung Wonosari uma nova atração turística. O projeto demorou um mês a ser concluído e recebeu ajuda da Associação dos Construtores da Indonésia de Semarang, que forneceu as tintas para a pintura e disponibilizou a mão de obra. Os trabalhos ficaram concluídos no final de abril deste ano.

Com 232 casas pintadas pelo menos de três cores, a vila tornou-se num lugar limpo e vibrante. Agora chamada de Kampung Pelangi (que significa «Vila Arco-Íris»), está a tornar-se uma nova atração em Semarang, tendo recebido a visita de centenas de turistas em menos de um mês.

A transformação foi vista como um importante projeto social, já que está a encorajar os habitantes a participarem na melhoria e embelezamento da localidade. Para além disso, este desenvolvimento ajuda a economia local, já que os residentes começaram a vender comida e souvenirs aos visitantes.


Veja também:
10 destinos para visitar na Indonésia para além de Bali
A Indonésia é o país com mais ilhas do mundo: uma viagem de sonho

Partilhar