Sabe quantos aviões estão no ar neste momento?

Alguma vez pensou no número de aviões que voam ao mesmo tempo? Empresas de dados de aviação, como a FlightAware, acompanham todos os aviões (ou pelo menos a maioria) que estão a voar em simultâneo.

Segundo a FlightAware, no ano passado houve uma média de 9.728 aviões, que transportaram 1.270.406 pessoas no céu a qualquer momento.

O dia mais calmo para o tráfego aéreo foi no primeiro dia do ano, 1 de janeiro de 2017, quando, na hora mais movimentada do dia, havia 3.354 aviões a voar simultaneamente. Já o dia com mais tráfego aéreo foi a 5 de agosto de 2016, quando 12.856 aviões – que levavam 1.590.929 pessoas – se encontravam a sobrevoar a terra ao mesmo tempo.

A FlightAware usa dados de navegação de países de todo o mundo – tanto através de agências militares como de agências governamentais -, para além de utilizar dados de radares, através de uma rede global de antenas que acompanham os aviões.

A empresa calculou quantos aviões e passageiros estavam no céu a cada momento do dia, analisando os voos programados de 1 de junho de 2016 até 31 de maio de 2017.

É de referir que os dados dos voos programados não contam com cancelamentos ou atrasos; no entanto, eles conseguem fornecer informações mais precisas, já que aquilo que os radares disponibilizam não é fiável em cima de grandes massas de água ou em rotas polares, de acordo com Ryan Jorgenson, analista sénior de dados da FlightAware.


Veja também:
O que nunca lhe disseram sobre os aviões
12 dicas para dormir bem numa viagem de avião

Partilhar