Mesmo nas mais cosmopolitas, mais turísticas e mais caras cidades do mundo, é possível fazer uma visita guiada sem gastar um único cêntimo. A pé ou de bicicleta.

Viajar é um prazer, mas o turismo é um negócio. Mesmo assim continua a existir quem faça tours guiados sem pedir nada em troca. Há em todas as grandes cidades grupos de jovens estudantes que guiam turistas para ganhar uma boa gorjeta, e alguns são altamente especializados.

Há quem o faça por amor à cidade e para conhecer pessoas novas. Veja-se o caso de John, na casa dos 60 anos, nova-iorquino de gema, licenciado em Artes, um homem que já fez mais de um milhar de tours e apareceu a falar sobre a sua cidade em mais de trinta programas de televisão; Josh, taxista na década de 1970, professor de história e escritor; ou Katherine, atriz e produtora de televisão. Apenas três dos nomes da equipa do Free Tours By Foot – New York, que, todos os dias, quer faça chuva ou faça sol, mostram os segredos da Big Apple aos turistas. Basta reservar através do site e aparecer no ponto combinado.

São também muitas as cidades que têm visitas guiadas em bicicleta. Neste caso também não se pagam as visitas, apenas o aluguer – em média cerca de 10 euros. Por todo o passeio.

> freetoursbyfoot.com/new-york-tours
> originalfreetours.com
> discoverwalks.com/tour/city/paris-walking-tours
> freebiketoursrome.com
> freeamsterdamtours.com/tours/original-freeamsterdam-bike-tour

Partilhar