A praia de Versova, em Bombaim, na Índia, foi usada como aterro durante longos anos. O lixo era tanto que se tornava impossível ver-se a areia.

Afroz Shah, advogado do Tribunal Superior de Bombaim, decidiu recuperar a praia e lançou uma operação de limpeza, em 2015. Hoje, os 2,5 quilómetros de costa estão completamente diferentes.

«Quando me mudei para o meu novo apartamento, há dois anos, conseguia ver o plástico que cobria a praia – as pilhas de lixo tinham cerca 1,70 metros de altura. Uma pessoa poderia afogar-se lá», disse Shah à CNN. «Tinha de fazer alguma coisa pelo meio ambiente», acrescentou.

Afroz criou a Versova Residents’ Volunteers (VRV) (Voluntários Residentes de Versova) e contou com o apoio de mais de mil pessoas, incluindo trabalhadores de empresas locais, crianças das escolas e estrelas de Bollywood. Depois de 85 semanas de trabalhos de limpeza e de serem retiradas mais de 5,3 toneladas de lixo, a praia está finalmente recuperada. Este foi considerado o «maior projeto de limpeza de praia do mundo».

Os voluntários também recuperaram 52 casas de banho públicas na praia e plantaram 50 coqueiros. Shah diz que quer plantar cinco mil coqueiros no local, transformando-o numa «lagoa de cocos tal e qual como costumava ser».

Em 2016, as Nações Unidas elogiaram Shah pelo seu esforço, recompensando-o com o prémio de «Champion of the Earth» (campeão da Terra).

A 19 de maio, Afroz publicou uma fotografia da praia no Twitter e escreveu: «Isto é a praia de Versova há uma hora. Semana 85 da limpeza. A praia de Versova agora está bonita e limpa. Fizemos o pouco que podíamos. Agora é preciso mantê-lo».


Veja também:
Rostos e paisagens de uma viagem ao Sul da Índia
Viajaram de mochila às costas pela Índia e trouxeram um projeto de vida

Partilhar