A Emirates e a FlyDubai, companhias aéreas do Dubai, e a Saudia, companhia da Arábia Saudita, anunciaram ontem a suspensão dos voos para o Qatar, na sequência do corte de relações diplomáticas entre os países.

A decisão das transportadoras surgiu depois de a Etihad Airways, com sede em Abu Dhabi, ter suspendido os voos com destino e origem no Qatar. A partir de hoje, terça-feira, e «até nova ordem», os voos estão cancelados.

Em resposta, a Qatar Airways anunciou hoje a suspensão de todos os voos de e para a Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Barém e Egito, um dia depois de os quatro países terem cortado relações diplomáticas com Doha.

A notícia foi dada através de um comunicado publicado no site da companhia aérea, que anuncia que a suspensão dos voos para os quatro países vai vigorar «até nova ordem», e que os passageiros afetados podem pedir o reembolso dos bilhetes de avião ou optar por reservar passagens para outros destinos.

Arábia Saudita, Barém, Emirados Árabes Unidos, Egito, Iémen e Líbia, além das Maldivas, anunciaram o corte de relações com o Qatar, desencadeando a mais grave crise regional desde a guerra do Golfo de 1991.

A rutura de relações foi acompanhada por um conjunto de medidas que implicam o isolamento do Qatar, com o encerramento de fronteiras terrestres e marítimas, proibições de sobrevoo e restrições à deslocação de pessoas.

A crise diplomática culmina anos de tensões na aliança entre os produtores de petróleo do Golfo e reflete uma irritação crescente dos países vizinhos com o apoio do Qatar a organizações que os outros Estados árabes consideram terroristas.

O país é também acusado de laxismo na luta contra o financiamento do terrorismo através de fundos privados.

Lusa


Veja também:
Ethiad Airways suspende voos de e para o Qatar
Qatar Airways vai passar a voar para Lisboa a partir de 2018

Partilhar