Diga «arrivederci» às fotografias de gelado na mão na Fontana di Trevi ou a sentar-se a comer um gelado junto a uma das famosas fontes da Piazza Navona.

Durante este verão e até 31 de outubro, é proibido comer ou beber perto de 40 fontes de Roma. Esta nova proibição foi anunciada pela presidente da câmara, Virginia Raggi, que afirmou que, para além de não ser permitido comer e beber, está também interdito nadar, subir ou sentar-se, dar banho ou dar água a animais de estimação, e atirar objetos para dentro das fontes. Mas não desespere, pois ainda vai poder atirar uma moeda para a Fontana di Trevi, já que se trata de uma das tradições mais conhecidas em Roma.

A medida agora instaurada abrange as fontes da Piazza del Popolo, Piazza di Spagna, Piazza Barberini e Piazza Navona, e ainda a Fontana di Trevi. Qualquer pessoa que não cumpra as regras pagará uma multa até 240 euros.

Com o crescimento do turismo, aumenta também o lixo e o risco de potenciais danos, uma preocupação cada vez maior para os romanos. Numa declaração ao site Roma Today, a câmara municipal afirmou que as novas regras são para «prevenir incidentes e assegurar uma proteção adequada da capital histórica, artística e arqueológica de Roma».


Veja também:
10 locais que não pode perder em Roma
Agora é possível evitar grandes multidões em Veneza

Partilhar