Na Palestina também há hotéis de charme. Um dos mais recentes, The Walled Off Hotel, foi criado por Banksy.

São nove quartos e uma suíte presidencial, todos com decoração e acabamentos de luxo. Num dos quartos pode ver-se uma pintura de Banksy – o conhecido artista britânico – com uma luta entre um soldado israelita e um palestiniano. Uma luta de almofadas. Só este quadro seria suficiente para que o hotel se tornasse num ponto de romaria, mas há mais.

Tudo aqui foi pensado ao pormenor, desde logo a localização, em Belém. A entrada, as janelas e as varandas estão direcionadas para o muro que separa a Cisjordânia de Israel. «A pior vista do mundo», afirmou Banksy, orgulhoso, em declarações prestadas aquando da inauguração. «Os muros agora estão em grande, mas eu já gostava deles muito antes de Trump os tornar cool». Um projeto financiado pelo próprio artista, que emprega quase 50 pessoas e cujos lucros revertem a favor da comunidade local.

Os preços são bem em conta, sendo possível ter um quarto por menos de 30 euros por noite. A não ser que opte pela suíte presidencial, com banho de hidromassagem, livraria, sala de cinema, jardim e terraço próprios. «Tudo aquilo que um chefe de estado corrupto precisa», diz Banksy.

The Walled Off Hotel
182 Caritas Street, Bethlehem, Palestina
Preço: a partir de 28 euros por noite
walledoffhotel.com

Texto de João Ferreira Oliveira – Fotografias Direitos Reservados

Veja também:
25 melhores hotéis do mundo
Hotéis pelo mundo onde pode dormir com os livros

Partilhar