O transporte aéreo de passageiros em todo o mundo cresceu 7,7% em maio, face a igual mês do ano anterior, enquanto em abril tinha aumentado 10,7% em termos homólogos, indicou Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

Embora a IATA analise um mês com celebrações da Páscoa e outro sem a Páscoa, referiu que maio, mesmo assim, foi melhor que a média dos últimos cinco a dez anos, permitindo uma melhoria da taxa média de ocupação dos voos em 1,2 pontos, para 80,1%. Tratou-se, no fundo, de “um recorde” para este mês, lembra.

Quanto às companhias aéreas europeias, a IATA assinalou um aumento de 7,5% no tráfego de passageiros, o que aliado a um crescimento da capacidade de 5,2% permitiu uma melhoria média da taxa de ocupação dos voos em 1,8 pontos, para 82,8%.

As companhias aéreas de África lideraram em maio o crescimento no tráfego internacional de passageiros com uma subida de 11,7%, enquanto as companhias do Médio Oriente, tradicionalmente as que mais cresciam mês após mês, registaram o aumento 3,7%, próximo do mínimo de oito anos.

Já as companhias da Ásia e Pacífico cresceram 10,5% em maio, as da América Latina 9,3% e as da América do Norte de 4,8%.

Lusa

Partilhar