Gina Soden é uma fotógrafa inglesa que percorre a Europa em busca do outro lado dos edifícios – em vez de fotografar monumentos que são mundialmente reconhecidos ou edifícios arquitetonicamente únicos, Gina procura fotografar os que se encontram abandonados, desde antigos asilos hospitalares a palácios, escolas e centrais elétricas em desuso.
«Foi a ideia de trazer a vida de volta a estes lugares que me levou a criar o projeto. Os locais abandonados estão em constante mudança», contou Gina ao Independent. Em vez de fazer uma simples abordagem documental ao fotografar estes imóveis esquecidos, Gina Soden captura a suavidade e o caráter dos lugares que vai descobrindo.
Foi em 2012 que começou a fotografar aquilo que via abandonado, explorando os limites de beleza, decadência, nostalgia e negligência. «Levo o meu tempo para mergulhar na história de cada edifício, para pesquisar os seus elementos e principais detalhes antes de fotografar. Uma grande parte do meu processo é este desfrutar do local na sua atmosfera própria», afirmou à CNN.
O seu último trabalho – Kaleidoscope – transforma esta sua obsessão pela arquitetura abandonada, principalmente os tetos e interiores, em obras de arte abstratas. Os novos trabalhos estão expostos no Blacks Club de Londres, numa exposição intitulada de «Art in Ruins».
Na página de Instagram e no seu site, Gina vai partilhando os seus trabalhos.
Veja, na galeria de imagens acima, algumas das fotografias de Gina Soden.