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5 curiosidades que desconhece sobre como aterrar um avião
Conheça as cinco curiosidades nas imagens seguintes.
1. Por vezes, os aviões apontam para cima quando estão a voar para baixo e a aproximar-se de terra
Como é possível? A maneira mais fácil de imaginar esta situação é pensar nas asas como se fossem skis aquáticos. Quando alguém está a fazer ski aquático e se move absolutamente nivelado com a superfície de um lago, os seus skis estão inclinados para cima. Acontece o mesmo com as asas. Na verdade, num avião como o Boeing 747, os pilotos devem apontar a ponta do avião ligeiramente para o céu, mesmo quando a aeronave está nas fases finais da aproximação para a aterragem.
2. E apontar para a esquerda quando querem ir para a direita
Pode soar ainda mais confuso do que o enigma para cima e para baixo. No céu, quando um avião está a aterrar com vento cruzado, os pilotos geralmente apontam o avião para o vento, uma manobra que garantirá que o avião vá diretamente para a pista. Esta técnica é eficaz, mas desafiante. O ângulo necessário depende da velocidade e da direção do vento, que pode mudar ao longo da aproximação.
3. As iluminações da pista são incrivelmente complexas
As pistas de aterragem têm luzes incrivelmente complexas. Esses sistemas de iluminação formam padrões bem definidos e podem começar centenas de metros antes da própria pista. As definições e os desenhos dos padrões de iluminação enchem páginas inteiras dos manuais de pilotos. Um dos sistemas de iluminação mais úteis é chamado de «PAPIs», ou Precision Approach Path Indicators, e consiste em luzes brancas e vermelhas.
4.Uma aproximação à pista normalmente implica o que é chamado de «altura de decisão».
Quando os pilotos alcançam este ponto de decisão, deverão estar a ver a pista ou as luzes associadas para continuar a aproximação. Se isso não acontecer, então os pilotos deverão iniciar o «go-around» e voltar a subir. Este ponto de decisão é tão importante que um computador pode anunciá-lo em voz alta no cockpit. Em muitos aviões, a voz diz apenas uma palavra em voz alta e clara - «Minimums!». Nessa altura, o piloto que estiver a voar diz «continue» quando tem a pista ou as luzes em vista, ou «go around» quando não tem.
5. O fenómeno conhecido como «ground effect» (o efeito do solo) é uma das coisas mais incríveis que um piloto pode experimentar.
Uma asa pode ser pensada como uma ferramenta para empurrar o ar para baixo. Quando um avião está em alta altitude, há uma grande quantidade de espaço aéreo entre a asa e o chão. Mas, à medida que um avião desce, o ar entre as asas e o solo fica cada vez mais comprimido. Por que razão acontece isso? A maneira clássica de pensar sobre o efeito do solo é imaginar que, ao aproximar-se dele, o ar por baixo das asas não pode «sair do caminho» a tempo. O resultado é chamado de «ground effect». Este efeito não é algo que os passageiros consigam sentir normalmente, mas é algo para refletir.
Muitas pessoas desconhecem como é que os pilotos conseguem aterrar um avião.
Mark Vanhoenacker, piloto e escritor, contou ao The Telegraph cinco factossobre aterragens que mais o surpreenderam quando treinava para ser piloto. São curiosidades para pensar quando estiver sentado num banco de um avião e olhar pela janela quando estiver a aproximar-se de terra.
Conheça estas cinco curiosidades na fotogaleria acima.