Para conseguir o melhor serviço a bordo, é preciso escolher o lugar com cuidado. A maioria dos passageiros, quando tem a opção de escolher o lugar no avião, acaba por optar pelos lugares da frente. Mas sentar-se na zona de trás da aeronave pode trazer-lhe benefícios.

De acordo com um artigo recente do Business Insider os comissários estão mais predispostos a dar as boas-vindas e a ser mais simpáticos com os passageiros sentados nas últimas filas.

Annie Kingston, assistente de bordo, citada pelo jornal, explica: «A razão é simples – evitamos responder aos sinais de chamada dos passageiros que estão na frente do avião, porque responder a um pedido significa potencialmente ter de responder a todos os outros passageiros que solicitem o mesmo durante o trajeto no corredor. E isso pode tornar-se um problema, uma vez que os aviões geralmente não têm vodka, almofadas, tampões para os ouvidos e escovas de dentes suficientes para todos.

Pode também significar, em voos mais curtos, perda de tempo e um desvio do cronograma do serviço. Já em relação aos passageiros sentados nos lugares de trás do avião, é muito mais fácil responder aos seus pedidos».

O Huffington Post falou com outros assistentes de bordo para perceber se partilhavam da mesma opinião. «A verdade é que não gostamos quando os passageiros carregam no botão de chamada, porque então todas as pessoas se lembram de repente que também querem alguma coisa», disse um comissário de bordo de uma companhia aérea dos EUA, que pediu para não ser identificado. «Mas quando estou a trabalhar na parte de trás do avião, a pessoa na última fila pode virar-se e, gentilmente, pedir outra bebida, e aí eu não tenho problema em servi-la porque estou mesmo ao seu lado».

Jay Robert, comissário de bordo e fundador do site Fly Guy, disse que o bom ambiente entre os assistentes de bordo também é melhor lá atrás. «Outra razão pela qual damos um melhor serviço na parte de trás é o facto de, se houver lugares vazios, eles se encontrarem habitualmente nessa zona do avião. Quando uma parte da cabine não está cheia, tendemos a ser mais relaxados e mais propensos a divertir-nos com os poucos passageiros sentados lá atrás», disse ao Huffington Post.

Mas, se não estiver sentado na parte de trás do avião, ainda há maneiras de contribuir para um melhor dia do seu comissário de bordo e, assim, conseguir também um melhor serviço. O Fly Guy pediu dicas a atuais e antigos membros da tripulação de cabine de todo o mundo para os passageiros saberem o que podem fazer para conseguir um melhor serviço. Conheça algumas dessas dicas, na fotogaleria acima.


Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.