Lugar da janela ou do corredor? Qual é o seu lugar preferido num avião? Os que preferem a janela consideram que as pessoas que escolhem o corredor são “loucas”; os que gostam mais do corredor ficam igualmente incrédulos quando pensam o contrário. Tente. Pergunte à pessoa ao seu lado que lugar do avião escolheriam se tivessem essa opção e eles não só responderão num segundo, como provavelmente irão apresentar uma teoria para o fazerem.

Mark Vanhoenacker, piloto da British Airways e autor do livro How to Land a Plane, observa: «Quando peço aos meus amigos para descreverem que tipo de viajante aéreo são – lugar da janela ou lugar do corredor – eles geralmente respondem com uma certeza como se tivessem descoberto logo na primeira viagem de avião qual o lugar preferido».

Obviamente, há prós e contras em qualquer um dos dois. Os passageiros à janela têm mais espaço e mais conforto se quiserem dormir, mas ficam encurralados nos seus assentos – aliás, acabam por ser forçados a incomodar os outros sempre que precisam de se levantar e usar a casa de banho.

Por outro lado, os passageiros sentados no lugar do corredor têm a liberdade de se levantar e andar pelo avião com a frequência que desejam, além de terem um pouco mais de espaço para esticar as pernas. Mas há sempre o perigo de que, quando finalmente conseguiram – contra todas as probabilidades – adormecer, são acordados por um vizinho que precisa de passar. E o lugar do meio? Esse raramente entra nas preferências dos passageiros comuns.

O especialista em viagens Gilbert Ott – autor do site God Save The Points e defensor do lugar da janela -, pensa ter encontrado a fórmula vencedora. «Com a curvatura da maioria dos aviões, realmente tem um pouco mais de espaço no assento da janela», diz. «Mas o lugar mágico é a janela da saída de emergência, onde muitas vezes há mais espaço para as pernas».

Mas o que diz a sua escolha sobre si?

A escolha dos lugares preferidos resume-se a uma coisa: se prefere acordar ou ser acordado, perturbar ou ser perturbado.

Becky Spelman, psicóloga- chefe da Clínica de Terapia Privada de Harley Street, disse ao Telegraph Travel: «Os passageiros que preferem o assento da janela gostam de ter o controlo, tendem a adotar uma atitude de “cada um por si” em relação à vida e, muitas vezes, irritam-se mais facilmente». Por isso, aqueles que preferem o corredor são de natureza mais reservada, menos irritáveis ​e têm os outros em melhor consideração. Isso, ou são claustrofóbicos ou vítimas de uma bexiga fraca.

O psicólogo comportamental Jo Hemmings concorda. «Os defensores do lugar da janela tendem a ser mais egoístas», afirma. «Além de serem menos ansiosos e muito mais confiantes para incomodarem os outros». «Já os passageiros do corredor são, muitas vezes, mais sociáveis ​​e definitivamente mais acessíveis como pessoas. Também são mais propensos a serem passageiros inquietos e menos adeptos de dormir em aviões».

No entanto, este é um assunto que gera muita disputa. «Muitas discussões se geram nos aviões por causa dos lugares e das atitudes das pessoas que estão sentadas neles. Para não mencionar os atrasos nos balcões de check-in, porque as pessoas são demoram-se muito nas negociações dos lugares», observa a psicóloga Becky Spelman.

Qual o mais popular?

De acordo com o analista semanal da companhia aérea Seth Kaplan, é quase uma divisão uniforme. «Com base numa estatística de uma companhia aérea, e tendo falado com outras em termos mais gerais, há tantas pessoas a preferirem o lugar da janela como o lugar do corredor», afirma. «Segundo o estudo, as janelas tiveram apenas mais um ponto percentual em relação ao corredor».

Um estudo realizado pela Expedia em 2014 descobriu que 55% dos seus clientes escolheram a janela, contra 45% optaram pelo corredor. Em 2016, a empresa revelou ainda que 34% dos passageiros estavam dispostos a pagar um extra para garantirem um lugar à janela, em comparação com apenas 15% dos que pagariam para ter um assento do corredor.

Este é o lugar que deve escolher para ter o melhor serviço num avião


Veja também:
Este é o dia mais barato da semana para andar de avião
5 curiosidades que desconhece sobre como aterrar um avião

Partilhar