Há mais uma razão para marcar uma viagem até à Escandinávia – vai abrir um restaurante subaquático no ponto mais a sul da costa da Noruega, a cerca de cinco horas de Oslo.
A estrutura terá a forma de um monólito – metade ficará dentro de água e outra metade ficará à superfície – e os seus clientes poderão ver o fundo do mar através de uma janela panorâmica com cerca de 10 metros de largura e quatro de altura.
O restaurante foi projetado pela agência Snohetta e terá o nome de «Under». Apesar de ter sido apontado pela empresa como o «primeiro restaurante subaquático da Europa», será um local seguro para quem quiser jantar na companhia de animais marinhos – as paredes terão um metro de espessura. A sua estrutura passará a fazer parte do meio ambiente, tornando-se um recife para mexilhões.
Além disso, o «Under» funcionará também como centro de pesquisa da vida marinha. Os investigadores ajudarão a «otimizar as condições do fundo do mar para que os peixes e os moluscos possam viver na proximidade do restaurante», afirmou a empresa no seu site.
«Under» terá três pisos, com um bengaleiro no primeiro andar, um bar de champanhe no piso ao nível da costa e o restaurante no piso mais abaixo, com capacidade para receber 100 curiosos. O chef dinamarquês Nicolai Ellitsgaard Pedersen ficará encarregue da cozinha.
O início da construção do restaurante está programado para fevereiro de 2018. A sua abertura está prevista para fevereiro ou março de 2019.