Quando falamos da Madeira, é inevitável não nos imaginarmos num imenso jardim florido, uma imagem de postal a terminar num horizonte de praia e mar. É assim a Madeira, entre as serras e o Oceano Atlântico, cores e aromas de um sem número de espécies de flores deslumbram quem a visita.

Mas para além dos jardins (dos quais se destaca o incrível jardim botânico, no Funchal), a Madeira é também um destino de praias, durante quase todo o ano. Afinal, a temperatura da água do mar varia entre os 26 graus de verão e 17 de inverno, pelo que mesmo nos meses entre novembro e janeiro, muitas vezes a água está mais quente que nos meses de verão nas praias do Oeste e do Norte de Portugal Continental, por exemplo.

As praias da Madeira não são de areia fina: muitas são de areia de origem vulcânica, outras só de rochas ou pedras roladas, e apesar de isso à primeira vista não parecer muito confortável, não deixam de fazer as delícias de quem as visita. A sua areia escura e as imponentes serras que as envolvem são afinal o que as distingue e as tornam pequenas maravilhas.

Começando pelo Funchal, no Cabo Girão encontramos uma das praias mais belas e reservadas: a Praia da Fajã, onde só conseguimos aceder de barco ou teleférico. A experiência do acesso a esta praia é, desde logo, algo que a torna original e imperdível. Por ser pouco acessível, oferece a quem a visita momentos inesquecíveis de relaxe e descontração.

Uma das praias mais fotografadas e cujas imagens se multiplicam no instagram em hastags como #paraiso, #inesquecivel, #tranquilidade, é a Praia da Laje, na zona do Seixal. Com uma verdejante paisagem envolvente, ladeada por belíssimos rochedos, é fácil lá chegar mas aconselha-se muita prudência no mar, pois não tem vigilância.

As praias da Madeira não são de areia fina: muitas são de areia de origem vulcânica, outras só de rochas ou pedras roladas, e apesar de isso à primeira vista não parecer muito confortável, não deixam de fazer as delícias de quem as visita.

A praia mais popular entre surfistas e amantes de desportos náuticos é a Praia da Alagoa, no Porto da Cruz. As suas ondas fazem as delícias de quem gosta de surf, mas a sua paisagem também reúne consenso: é das mais belas da Madeira.

Outra das praias que mais enche os cartões de memória de máquinas fotográficas e telemóveis é a Praia da Ribeira Natal, em Machico. De água transparente, e deslumbrantes enseadas a servir como uma moldura perfeita, praticamente não tem areal, pelo que temos de ficar instalados nas rochas. Não é um problema, pois o privilégio daquela paisagem deixa qualquer um completamente assoberbado.

Para terminar, vale a pena apanhar o barco e encontrar na pequena ilha de Porto Santo, o mais extenso areal de todo o arquipélago da Madeira: a Praia de Porto Santo, que em mais de 9 km de areal envolve águas de azul brilhante e de uma beleza ímpar. É uma praia para famílias por excelência, pois o Oceano Atlântico aqui chega calmo e tranquilo, permitindo muitos e bons mergulhos no mar a miúdos e graúdos.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar