Lagoa das Sete Cidades, lagoa de Santiago, lagoa do Fogo, cascatas, caldeiras, furnas, miradouros e um sem fim de incríveis paisagens que parecem saídas de um computador. Os Açores são tipicamente um destino de contemplação e deslumbramento, para viagens românticas a dois ou sozinho à descoberta.

Mas as enseadas deste arquipélago, lagos e serras têm mais para oferecer do que fotografias de fazer inveja: afinal, são o palco perfeito para desportos radicais como escalada, canyoning ou mergulho.

Subir ao Piquinho do Pico dos Açores ou mergulhar na lagoa azul é uma forma diferente de conhecer aquele pequeno paraíso na terra, entrando diretamente nas paisagens que normalmente só observamos. Na Ferraria, no extremo ocidental da ilha de São Miguel, é possível fazer escalada pela rocha vulcânica, e de seguida aproveitar para dar um mergulho nas águas termais que ali nascem e que, por contraste à temperatura habitual no mar nos Açores, varia entre os 18º C e os 28º C.

Também na ilha de São Miguel, existem empresas que organizam programas de canyoning na Ribeira dos Caldeirões, que com a assistência de pessoal especializado, promovem ainda rappel, saltos e mergulhos nas cascatas de 20 metros da ribeira.

as enseadas deste arquipélago, lagos e serras têm mais para oferecer do que fotografias de fazer inveja: afinal, são o palco perfeito para desportos radicais como escalada, canyoning ou mergulho.

Para quem o mar é um fascínio, o mergulho será a atividade mais indicada. Com mil e uma espécies diferentes nos Açores, incluindo tubarões e mantas, quem tiver licença pode desde logo mergulhar em bancos submarinos e deslumbrar-se com a vida marinha açoriana, e quem não tiver pode começar por fazer um batismo na piscina ou no mar, para se familiarizar ao equipamento e à prática deste desporto, que tantos adeptos tem naquele arquipélago. Afinal, não é todos os dias que podemos ver um tubarão de perto…

Quem nos anos 90 sonhava em nadar com golfinhos, porque o filme “Flipper” e suas sequelas passava quase todas as tardes de domingo, pode realizar um sonho de criança nos Açores. Aqui é possível nadar com golfinhos em alto mar, no seu habitat. Nos Açores existem comunidades de golfinhos comuns, golfinhos pintados do Atlântico, grampos ou roazes.

Para quem apesar destas sugestões continua a preferir uma viagem contemplativa, pode ainda optar pela tranquila observação de golfinhos e baleias, em Ponta Delgada, nos Açores, que pressupõe apenas uma viagem de barco.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar