Se pensa que estamos a falar de botas, está enganado. Botifarra é também o nome de um petisco típico catalão, uma iguaria tão antiga como a península ibérica, mas que está agora na bera na Catalunha, especialmente em Barcelona.

A botifarra é um tipo de enchido em que a carne de porco moída e a pimenta são os ingredientes principais, mas onde também cabem outras especiarias habituais na cozinha mediterrânica. Talvez por se tratar de um enchido, nunca recebeu o respeito que merece, e naquela zona foi sempre associado a “comida de pobre”. Só recentemente é que os restaurantes da Catalunha reconheceram o valor da botifarra. De súbito, este petisco, que os espanhóis classificam como “exquisito” (em português quer dizer “de sabor requintado”), começou a surgir em todos os menus e a tornar-se o “carro-chefe” de alguns estabelecimentos.

Na loucura das tendências gourmet, a botifarra também já foi apanhada na onda e existem agora inúmeras variantes do que, em Portugal, é conhecida como uma simples linguiça. Em busca da botifarra perfeita, percorremos os restaurantes de Barcelona mais trendy do momento.

Começamos pelo Butipà, que se especializou justamente na botifarra. Gulosos ou fit, aqui há botifarras para todos os gostos: com cogumelos, pimentos, beringela, molho de tomate ou apenas com salada. O Butipà está localizado em pleno centro de Barcelona, no icónico bairro do Raval, perto da Catedral e a igreja de Santa Ana. Aqui a experiência da botifarra é verdadeiramente gourmet e requintada, e não podíamos ficar mais satisfeitos.

Na loucura das tendências gourmet, a botifarra também já foi apanhada na onda e existem agora inúmeras variantes do que, em Portugal, é conhecida como uma simples linguiça.

Mas quando o desejo daquela saciante e rápida refeição de fast food aperta, o sítio onde ir é o Butifarring, onde a botifarra é apresentada em pão de lenha à la cachorro quente, mas com uma grande diferença: aqui não precisamos de acrescentar mostarda de dijon, ketchup e maionese, pois esta casa prepara molhos caseiros que são de comer e chorar por mais – não conseguimos é arrancar a receita, pois são secretos. Para acompanhar o “bocadillo” podemos escolher desde queijo azul, cogumelos, ou os tipicamente catalães “calçots” (cebolas queimadas, outra das iguarias preferidas daquele povo). O Butifarring no bairro El Gòtic, perto da Basílica de Santa Maria del Pi (e não muito longe da famosa Basílica de Santa Maria del Mar, que o escritor catalão Alfonso Falcones imortalizou para sempre no seu romance histórico “A Catedral do Mar”, que vale a pena conhecer).

Mais pertinho do mar, para apreciar ao pôr do sol ou a meio de um dia de praia, La Guingueta de la Barceloneta, na Platja de Sant Miquel, oferece uma volta ao mundo através da botifarra: há molhos de influência peruana, mexicana, entre outros. Um verdadeiro paraíso na terra.

Uma viagem completa a Barcelona deve incluir, assim, pelo menos uma visita a um restaurante especialista em botifarras. De outra maneira, é impossível ter uma experiência verdadeiramente catalã.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar