Famosa como a cidade das luzes, vibrante e romântica, Paris é um destino perfeito para passear a dois e deslumbrar-se com alguns dos mais belos jardins e museus de toda a europa.

Numa cidade com tanto para ver por metro quadrado, esqueça o metro e ande a pé. É o destino ideal para uma escapadinha de fim de semana, mas se a sua viagem for de mais de três ou quatro dias, aproveite para vaguear pelas ruas de Paris, sem destino, descobrindo a cada passo pequenos bistrôs, cafés e lojinhas que irão fazer apaixonar-se, ainda mais, pela magnetizante capital francesa.

72 horas de romance
O ponto de partida para uma viagem mais curtinha deve ser os Champs de Mars, onde em poucas passadas conhecem os grandes pontos de interesse em Paris: de um lado, a Torre Eiffel, cuja visita é incontornável (há um “spot para dar um beijinho” assinalado no chão de um dos pisos da torre, que vale a pena descobrir e cumprir como manda a tradição), nem que seja pela vista de Paris lá de cima; do outro lado, os Jardins du Trocadéro, com vista para a Tour Eiffel e o rio Sena, e um magnífico local para passear.

Na praça dos Jardins du Trocadéro, destaca-se uma incrível fonte de Varsóvia, do arquiteto Roger-Henri Expert, formada por uma série de tanques e cascatas que terminam numa espécie de lago, onde canhões de água fazem um espetáculo imperdível.

De seguida, vale a pena subir até ao Arc du Triomphe e entrar no monumento de uma das rotundas mais confusas de sempre em termos de trânsito: lá em cima, descobre um centro interpretativo sobre os vários arcos que se encontram espalhados pelo mundo, a ligação entre eles e porque se encontram dispostos em certas cidades e locais. O Arc du Triomphe oferece ainda uma nova perspetiva de Paris, de onde pode apreciar a cidade em toda a sua grandeza.

“Oh, Champs Élysées”, cantava Joe Dassin
Do Arc du Triomphe avista os Champs Élysées, e é mesmo por aí que deve seguir. Os franceses chamam-lhe “la plus belle avenue du monde” e sem dúvida que não estão a exagerar. A cereja no topo do bolo são as lojas dos Champs Élysées, pois é onde estão as melhores e mais luxuosas marcas, os designers de renome internacional, a Longchamp e a Louis Vuitton, a Dior e a Cartier, só para citar algumas… Enfim, é como chegar ao paraíso da roupa, das malas e dos sapatos. Mas também é um atrativo para namorados e maridos, pois encontram-se aqui as lojas da Bentley, BMW, Mercedes, entre outras.

O Arc du Triomphe oferece ainda uma nova perspetiva de Paris, de onde pode apreciar a cidade em toda a sua grandeza.

Depois de namorar vitrines avenida abaixo, chegamos à Place de la Concorde, onde poderão contemplar o Obelisco de Luxor, um obelisco egípcio que foi levado para França em 1836, como um presente do Egito ao Rei Luís Felipe I, e a Grande Roue de Paris, uma roda gigante originária de 1900, com 60 metros de altura.

Chega assim perto do Museu do Louvre, mas antes ainda têm de atravessar um dos mais bonitos jardins parisienses: os Jardins de Tuileries, que ficam justamente atrás da praça do Louvre. Este é um jardim onde podem descansar e fazer um piquenique ligeiro, antes de se aventurar pelo museu mais famoso do mundo.

Para completar três intensos dias pela capital francesa, para fãs do encantador filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”, aconselha-se fazer um desvio do centro da cidade até à zona de Clichy (neste caso é melhor apanhar o metro, pois a pé demoraria mais de uma hora desde a Tour Eiffel) ao Le Deux Moulins, o café que inspirou o filme, e que certamente também aumentará o índice de romantismo da sua viagem.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar