“Trata-se de escrever um bom artigo”. Era a paixão de contar histórias, de ser o melhor jornalista, que levavam Tintin às mais incríveis aventuras. Aliás, esta citação é da sua autoria, e era uma expressão que muitas vezes antecedia mais uma viagem com o Capitão Haddock.

Bruxelas, capital belga, foi o ponto de partida das aventuras do repórter mais intrépido do mundo. Afinal, o seu autor, Hergé, nasceu naquela cidade, em Etterbeek. Anos mais tarde, nasceria também ali André Franquin, criador das famosas personagens Marsupilami e Gaston Lagaffe, e Morris, autor de Lucky Luke. Talvez por isso Bruxelas se tenha tornado a inquestionável “capital da banda-desenhada”.

Da praça central de Bruxelas, a Grand Place, é irresistível embarcar numa verdadeira viagem à volta do mundo da BD, na capital belga. De esquina em esquina, até à Rue des Sables, descobrimos inúmeros painéis pintados nas paredes com os heróis mais populares da BD belga, como o Tintin e outras personagens que tiveram em Bruxelas o seu berço. Chegados à Rue des Sables, encontramos o Museu belga da Banda-desenhada, a verdadeira catedral dos fãs de comics. Este museu conserva várias pranchas e edições originais de artistas belgas de banda-desenhada.

A aventura à volta da banda-desenhada belga na cidade de Bruxelas, não termina no museu – é apenas uma das suas mais interessantes paragens. Seguindo pela Rue Belliard, até à Rue Philippe Baucq, em Etterbeek (nos subúrbios de Bruxelas), descobrimos no nº 33 a casa natal de Hergé. Pertinho da residência de um dos mais geniais autores de BD, encontra-se um pólo de livrarias especializadas (a cereja no topo do bolo para os amantes do género): a livraria «La Bande des Six Nez», na rua Chaussée de Wavre, a «BDMania» e a «Atomic Comics».

De esquina em esquina, até à Rue des Sables, descobrimos inúmeros painéis pintados nas paredes com os heróis mais populares da BD belga, como o Tintin e outras personagens que tiveram em Bruxelas o seu berço.

De regresso ao centro da cidade, perto do Palácio de Bruxelas e do Museu Magritte, descobrimos dois estabelecimentos temáticos como o Yellow Kid Café e o Comic Strip, que além de uma biblioteca e sala de leitura, oferecem ainda uma programação regular de cinema de animação.

Para terminar, vale a pena seguir pela Rue du Lombard até à Sainctelettesquare, onde se destaca a estátua do Agente 15, das histórias de Tintin (para quem não se lembra, um polícia tipo Dupond & Dupont), perto da Basílica de Koekelberg.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar