É pelo copo que se descobre um dos maiores símbolos de Bruxelas. Em visitas guiadas, explorando museus, conhecendo o processo de produção nas fábricas ou provando o resultado nos bares, a cerveja oferece o argumento perfeito para dias bem passados na capital belga.

Dizer que a cerveja faz parte da cultura belga é quase um eufemismo. Num país com pouco mais de 30.500 km2, cerca de 160 fábricas produzem mais de 1100 marcas de cerveja. Não surpreende, por isso, que em 2016 a UNESCO tenha decidido reconhecer a tradição da cerveja belga como Património Imaterial da Humanidade. Parte da história da própria Bélgica, produzida há séculos com técnicas que ainda vão passando de geração em geração, a cerveja é protagonista de roteiros, guias e espaços que cativam o interesse dos visitantes e oferecem uma forma deliciosa de conhecer a sua capital.

Foi a pensar nesses visitantes que os irmãos Ben e Vince decidiram criar o Brussels Beer Bus – um projeto que junta visitas guiadas num autocarro a um roteiro muito especial em torno da cerveja. Temporariamente suspensas até dezembro, para já é possível juntar-se às visitas a pé que, durante cerca de 3 horas, levam os visitantes a beber e ver de perto como tudo acontece na capital do país da cerveja. Nada tema, porém, quem preferir lançar-se a solo nesta missão. Um bom ponto de partida é o Schaarbeek Beer Museum que, embora um pouco afastado do centro da cidade, junta mais de 1000 garrafas de cerveja, copos, maquinaria e muitos documentos históricos, numa visita que termina, inevitavelmente, com a prova da “Schaerbeekoise”, uma cerveja produzida especialmente para o museu. Para ver ao vivo o processo de produção, basta visitar uma das fábricas de cerveja da cidade: duas boas opções são a Cantillon, que desde 1900 produz artesanalmente cervejas do tipo Lambic, e a Brussels Beer Project, um projeto colaborativo fundado em 2013 que pretende trazer inovação e arrojo à cultura da cerveja belga. Visitas à parte, é no copo que melhor se descobrem as muitas variedades de cerveja produzidas em solo nacional.

Parte da história da própria Bélgica, produzida há séculos com técnicas que ainda vão passando de geração em geração, a cerveja é protagonista de roteiros, guias e espaços que cativam o interesse dos visitantes e oferecem uma forma deliciosa de conhecer a sua capital.

Uma das melhores formas de o fazer é visitando a cidade durante o Belgian Beer Weekend, realizado anualmente no primeiro fim-de-semana de Setembro, quando produtores de todo o país se juntam para celebrar e dar a conhecer as suas cervejas. Ainda assim, não faltam lugares onde, ao longo de todo o ano, é possível beber da tradição. Entre os mais recomendados, encontram-se o Moeder Lambic Fontainas, com mais de 40 torneiras de cerveja e uma lista rotativa de sugestões vindas de todo o mundo, ou o Bier Circus, onde às cerca de 200 referências disponíveis se somam boas especialidades de cozinha caseira, como as almôndegas ou o rolo de carne. E porque nenhuma viagem fica completa sem os tradicionais “souvenirs”, importa não esquecer uma passagem pela Beer Mania, com mais de 400 cervejas belgas e centenas de copos prontos a levar para casa, para brindar às boas memórias.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar