Espaços verdes, parques temáticos, museus amigos dos mais novos e restaurantes onde as crianças são mais que bem-vindas são alguns dos argumentos que fazem de Madrid uma cidade perfeita para descobrir em família.

É sabido que a melhor forma de conhecer uma cidade é a pé. Porém, quando à equação se juntam crianças, esta nem sempre é uma solução possível. Uma boa alternativa são os autocarros turísticos da City Tour, que percorrem todos os principais pontos de atração da cidade, explicando-os através de um sistema de áudio, e permitem aos passageiros que saiam e regressem a bordo sempre que desejarem. Para além da estrada, o Teleférico de Madrid oferece uma das melhores (e mais divertidas) vistas sobre a capital espanhola, num percurso cénico de 2,5km que liga a Estação de Rosales à Estação de Casa de Campo.
É precisamente na Casa de Campo, o maior parque público de Madrid, com mais de 1700ha, que ficam algumas das mais populares atrações da cidade para famílias. Para além do muito espaço verde para correr, brincar e fazer piqueniques, e do lago onde é possível passear de barco, o parque é também casa do Zoo Aquarium, o principal zoológico de Madrid, e do Parque de Atracciones, um recinto cheio de diversões para todas as idades e níveis de adrenalina. Embora mais pequeno, o Parque de El Retiro é também uma excelente opção de visita nos dias soalheiros, com jardins, estátuas e monumentos para ver bem no centro da cidade.

Mais afastado, a cerca de 30 minutos de viagem, fica o Parque Warner, reunindo montanhas-russas, diversões aquáticas e outras atrações mais ou menos radicais. Para crianças amantes da natureza, vale a pena passar também pelo Faunia, um parque onde se juntam mais de 700 espécies de animais e mil espécies vegetais, agrupadas em ecossistemas definidos, tal como no mundo real e, para completar o roteiro, terminar o dia no Museo Nacional de Ciencias Naturales, onde fósseis de dinossauros e outras exposições alimentam a imaginação e conhecimento de miúdos e graúdos, incluindo ainda uma vasta oferta de atividades para famílias, disponível todos os fins-de-semana.

Sendo a arte de comer central na cultura madrilena, é também pela boca que se conhece a cidade. Entre as várias boas opções para famílias estão o Que si quieres arroz Catalina, na Casa de Campo, conhecido pelas paellas e com direito a menu infantil e uma zona dedicada às brincadeiras dos mais novos, ou o Mama Campo, em Chamberí, um espaço que junta restaurante e cantina de tapas e tem por base uma filosofia sustentável, espelhada nos menus com ingredientes orgânicos e na própria decoração, em tons suaves e com materiais naturais.

E porque nenhuma viagem fica concluída sem os tradicionais recuerdos, há que guardar uns minutos do itinerário para passar por lojas como o Lobo Feliz, com brinquedos educativos para todas as idades, ou a Kamchaktka Magic Toys, cujos brinquedos de madeira e tecido combinam diversão, sustentabilidade e ecologia. Um final perfeito para uma viagem feita à medida de todos.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar