Casa de mais de meia centena de museus, Amesterdão é um destino perfeito para os amantes do conhecimento. Dos grandes museus de arte e ciência a exposições inusitadas, a cidade tem sugestões para todos os gostos e idades, prometendo não deixar nenhum visitante indiferente.

Arte
É em torno do Museumplein, a Praça dos Museus, que ficam três dos maiores e mais reconhecidos museus de arte de Ame5sterdão. Entre eles, o Rijksmuseum é aquele se dedica a um período mais vasto na história, com coleções que refletem mais de 800 anos de arte, incluindo obras de nomes como Rembrandt, Van Gogh, Vermeer e Frans Hals, entre outros. Para além das pinturas dos Mestres Holandeses, o museu tem também jardins com esculturas ao longo dos caminhos, que podem ser visitados gratuitamente todos os dias e por onde vão passando algumas exposições temporárias. Já no Van Gogh Museum, é possível encontrar mais de 200 pinturas, 500 desenhos e 700 cartas do famoso pintor – motivos suficientes para fazer dele um dos museus mais famosos do mundo. Para além das exposições, há workshops de arte para crianças e, todas as sextas-feiras, o espaço recebe a atuação de músicos e outros artistas, ficando aberto até às 22h para que o público possa celebrar a arte de uma forma diferente.

Dedicado à arte e design contemporâneos, o Stedelijk Museum completa o trio de museus, expondo mais de 90 mil peças e objetos criados nos últimos 150 anos. Entre os nomes em exposição, contam-se Karel Appel, Cézanne, Chagall, Marlene Dumas, Kandinsky, Edward Kienholz, De Kooning, Koons, Malevich, Matisse, Mondrian, Picasso, Pollock, Gerrit Rietveld e Warhol, para além de muitos outros. Regularmente, o museu organiza também visitas guiadas especiais, palestras e outros eventos.

Ciência
Há sítios que se veem com as mãos e o Nemo Science Museum é a prova disso. Ao longo dos seus cinco andares, o museu inclui exposições, teatros, filmes, workshops e demonstrações que pretendem apresentar aos mais novos (e não só) o incrível mundo da ciência e da tecnologia, apostando na interatividade e na diversão como instrumentos de aprendizagem. E se dentro de portas não faltam atrações, no telhado há ainda uma exposição que permite aprender como gerar energia a partir dos elementos da natureza.

História
Em Prisengracht, a casa onde a jovem Anne Frank viveu, escondida com a família durante mais de dois anos, e onde escreveu o seu famoso diário, é hoje um museu. Nos quartos, documentos históricos, fotografias, vídeos e outros objetos, incluindo o diário original de Anne, ajudam a ilustrar os eventos ali vividos e recordam a perseguição sofrida pelos Judeus durante a II Guerra Mundial

Inusitados
Um museu inteiramente dedicado ao papel dos gatos na arte e cultura ao longo da história (Kattenkabinet), uma incrível coleção de partes de corpos humanos do século 19 (Vrolik Museum) ou o mais antigo museu de sexo do mundo (o Sexmuseum Venustempel): todos eles ficam em Amesterdão e são apenas alguns dos exemplos mais originais do que há para ver na cidade.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar