O número de hóspedes chineses em Portugal cresceu 40% para 191 mil nos primeiros nove meses do ano, face ao período homólogo, disse a secretária de Estado do Turismo hoje, em Macau, acrescentando que o ritmo é para manter.

Questionada à margem do 43.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), que começou hoje em Macau, sobre perspetivas de novas ligações para a Ásia, Ana Mendes Godinho afirmou que este ano já se conseguiu «uma vitória histórica, que foi conseguir um voo direto entre Lisboa e Pequim», uma «conquista enorme», que teve uma «demonstração clara do crescimento do mercado chinês» em Portugal.

«Neste momento, há um crescimento histórico. De janeiro a setembro recebemos cerca de 191 mil hóspedes chineses, mais 40% do que no período homólogo», afirmou aos jornalistas, à margem da sessão inaugural da reunião magna dos agentes de viagens portugueses.

A secretária de Estado do Turismo disse que no ano passado este crescimento já tinha sido de 18%. Sobre o atual objetivo, afirmou: «é manter este nível deste ano, que é um valor fantástico». Os turistas chineses que chegam a Portugal «procuram história, cultura, gastronomia, segurança e experiências diferentes», adiantou a secretária de Estado.

«Ou seja, cada vez mais, estamos a promover também o destino Península Ibérica, fazendo uma promoção conjunta, passando a mensagem de que indo à Península Ibérica têm oportunidade de conhecer dois países completamente diferentes, com experiências completamente diferentes e com a vantagem acrescida que é o voo direto, que permite que entrem ou saiam via Portugal», acrescentou.

E sobre este voo direto, sublinhou ainda que este «muda completamente o paradigma da operação», porque Portugal deixa de «estar completamente dependente da entrada e saída dos aeroportos em Espanha». «As operações podem ser feitas de uma forma muito mais equilibrada com a divisão entre os dias em Portugal em Espanha», concluiu.

APAVT em números

O 43.º Congresso Nacional da APAVT começou hoje em Macau, contando com mais de 700 congressistas, 650 dos quais, segundo fonte oficial da APAVT, são portugueses. Este número de congressistas é «a maior afluência dos últimos 20 anos, tendo ultrapassado todas as expectativas», disse a mesma fonte à Lusa, o que obrigou pela primeira vez na história da associação a suspender inscrições.

Lusa


Veja também:
Viagem a Macau com o escritor José Luís Peixoto
Portugueses procuram cada vez mais a República Dominicana

Partilhar