Fotógrafos e videógrafos conhecidos internacionalmente vão marcar presença no National Geographic Exodus Aveiro, para falarem dos seus projetos e, acima de tudo, inspirarem outros entusiastas.
A primeira edição do Festival Internacional de Fotografia e Vídeo de Viagem e Aventura decorre nos dias 1, 2 e 3 de dezembro, no Centro de Congressos de Aveiro. Pretende ser uma partilha de imagens e vídeos de expedições aos lugares mais remotos do planeta, com histórias e desafios radicais, alguns impossíveis de imaginar. Ou acreditar.
Entre os artistas convidados está o conceituado fotógrafo iraniano Reza Deghati – que vai marcar presença na abertura do evento -, o português Mário Cruz, GMB Akash, Ami Vitale, Pete McBride e Jody MacDonald, colaboradores da revista National Geographic, bem como Michael Clark, um dos mais conceituados fotógrafos de aventura e desportos radicais.
Para além das oportunidades para networking, estão programadas «exposições fotográficas, speaking sessions, travel talks, masterclasses, atividades de enriquecimento criativo, stands de spresentação de novas tecnologias e convívio noturno.
Personalidade do Ano Exodus
A National Geographic define a palavra “Exodus” como «pessoas em movimento». E, dessa forma, nesta primeira edição do festival, escolheram homenagear Reza Deghati, «fotógrafo com uma carreira excecional e repleta de trabalhos marcantes».

Reza, como fotógrafo, dedica-se a causas humanitárias, sociais e ambientais há mais de 30 anos. Já viajou por mais de 100 países e contribuiu para grandes publicações como a National Geographic, Newsweek ou Time Magazine.
Para além disso, está também associado a inúmeras ações humanitárias. Desde 1983 que ensina fotografia a vitimas de conflitos armados, para que estas possam encontrar refúgio e salvação na criação de imagem. A sua lista de prémios e menções honrosas conta com distinções como o World Press Photo, o Infinity Awards e até o Doutor Honoris Causa pela Universidade Americana de Paris.