Miami e Nova Iorque, ou os EUA destino confortável para conhecer mundos diferentes

A revista deste mês traz um especial de duas reportagens dedicado ao país por onde já mais viajei na vida: os Estados Unidos da América. Miami e Nova Iorque, em duas reportagens que revelam o outro lado de ambas as cidades – que são precisamente das mais visitadas pelos portugueses, muito por causa dos voos diretos.

A América é a pátria das viagens contemporâneas – foi um país desbravado numa longa viagem para Oeste e, sendo uno e sem fronteiras, permitiu que essa exploração continuasse depois dos pioneiros. É também a nação-automóvel, tendo sido construída, a par das suas cidades, tendo esse mínimo denominador comum (lembrem-se de drive- ins, drive-thrus, autobancos e etc.).

Daí que as road trips americanas sejam lendárias entre os viajantes, um pouco à conta do imaginário e imagética difundidos em milhares de livros, filmes e séries de televisão. As estradas americanas são, também, das mais fotogénicas do mundo. Assim como as suas cidades, nomeadamente Miami e Nova Iorque, retratadas nesta edição.

Falarmos destas duas metrópoles dá-nos também noção do que é a América, num pouco da sua diversidade – até climática. Nova Iorque, vista através da High Line que a Ana Sousa Dias percorreu, é a metrópole inovadora e sempre em mudança, ou gentrificação, que transformou uma antiga linha de comboio numa passerela arquitetonicamente cuidada sobre a baixa de Manhattan.

A Miami que a Cátia Carmo viveu é a cidade latina, hispânica e quente, cuja modernidade se sente nas misturas étnicas e culturais. Um bom aperitivo para as próximas viagens. Confortáveis e sem escalas.

Catarina Carvalho, diretora
[email protected]

 


Este mês:

Miami
O frenesim da cidade contrasta com a tranquilidade de Sandpiper Bay, a duas horas de viagem.

Nova Iorque
Ana Sousa Dias leva-nos a descobrir a High Line, numa cidade tranquila, sustentável e artística.

Gramado
Um Brasil gaucho que mistura Europa e América e onde é sempre Natal.

Açores
Uma viagem única no navio Santa Maria Manuela, de Lisboa à Terceira. Para ver também na RTP3.

Viajantes
Simone Costa divide o tempo entre um jardim-de-infância numa estância de esqui na Áustria e o resto do mundo.

Grémio
Uma viagem ao imaginário mundo de Jakku, para fãs de Star Wars e outras aventuras geográficas.

Partilhar