Kasey Stewart e Julie Berry vão dar a volta ao mundo em 72 horas. Bem, na verdade não vão visitar todos os países o objetivo é pisar os cinco continentes em dois dias e meio.

Na próxima semana, a 13 de dezembro, Kasey, de 34 anos, e Julie, de 36, vão embarcar numa viagem para tentar bater o recorde mundial do «tempo mais rápido para visitar os cinco continentes». Primeiro, saem num voo de Sydney, Austrália, e não vão parar até chegarem à Antártida – isto, se o plano correr como previsto.

«Gastámos centenas de horas a planear a viagem», disse Kasey à revista Travel + Leisure. Apesar de terem passado os últimos anos a viajar sozinhos pelo mundo, esta aventura vai levá-los aos seus limites.

No ano passado, depois de chegar à Antártida, Kasey Stewart conseguiu alcançar o seu objetivo de viajar por todos os cinco continentes. «Quando era pequeno, tinha o desejo de visitar todos os continentes porque achava que, dessa forma, conseguiria tocar em todos os “cantos” da terra», contou Kasey à T + L. «Demorei 33 anos a consegui-lo e, por isso, agora quero ver o quão rápido posso ser», acrescenta.

A partir daí, começou a planear a sua viagem mais radical até então. E quando chegou a hora de escolher um companheiro para a viagem, Stewart queria um viajante experiente e de espírito aventureiro.

«Este não é um projeto que qualquer um aceitasse e pudesse pôr em prática», disse Stewart. «Sabia que deveria ser a Julie a acompanhar-me».

O casal conheceu-se durante uma viagem pela Nova Zelândia, no ano passado, e tornaram-se amigos enquanto estacionavam os carros num concerto de Bonnie Tyler. Descobriram que tinham objetivos de viagem semelhantes, amigos comuns e uma história partilhada como ex-concorrentes de reallity shows (Julie Berry entrou em «Survivor» e Kasey Stewart no «The Bachelorette»).

A viagem 7 in72 nasceu do desejo dos viajantes de atingirem o limite, enquanto inspiram outras pessoas.

Embora tenham viajado em diferentes direções depois de se conhecerem, os dois mantiveram contacto através das redes sociais e fizeram planos para estabelecerem um recorde mundial do Guinness. Se forem bem-sucedidos, serão os primeiros a bater o Record Mundial Guinness de «Tempo mais rápido para visitar os cinco continentes».

«O mínimo a bater são cinco dias», disse um porta-voz da Guinness World Records à Travel + Leisure.

O Guinness exige que o par mantenha registos fidedignos durante toda a experiência. Não só vão levar um GPS em todos os momentos, como devem manter um diário de bordo, descrevendo o itinerário detalhadamente. Além disso, devem ter um registo de verificação de testemunhas, solicitando a uma pessoa local que assine e coloque a data como prova da sua rota.

Apesar de o Guinness não ter requisitos mínimos de quanto tempo os participantes devem estar no chão de cada país, os dois devem sair do avião, mesmo que seja apenas para visitar o aeroporto.

De Sydney, a dupla voará para o Dubai. Durante a sua curta escala, vão dar um passeio de duas horas para visitar os principais marcos da cidade. De lá, apanharão um voo de quatro horas para o Cairo, onde vão conhecer as Pirâmides de Gizé antes de voltarem ao aeroporto. Segue-se outro voo de quatro horas e 40 minutos até Frankfurt, onde provarão a comida, a cerveja e o vinho locais.

O voo seguinte irá atravessar o Atlântico até Toronto, onde verão a paisagem da cidade da Torre CN. Depois, é para Santiago do Chile que se dirigem. Quando o avião aterrar, será o 37º aniversário de Julie e a sua primeira vez na América do Sul. Continuarão até Punta Arenas, onde irão buscar mantimentos e roupas para a Antártida, antes de embarcarem no seu voo final.

Se tudo correr como planeado, Kasey e Julie vão pisar a Antártida na manhã de 16 de dezembro, depois de terem passado cerca de 50 horas dentro de aviões e 22 em aeroportos.

«A minha motivação por trás do 7in72 é mais profunda, quero continuar a seguir um caminho inspirador na minha vida. Se estiver inspirado e a viver a minha ambição, isso motivará os outros a fazer o mesmo, seja qual for o impacto que tal possa ter nas suas próprias vidas», conta Kasey Stewart.

Enquanto Stewart já esteve em todos os cinco continentes, esta será a primeira vez de Julie Berry na América do Sul e na Antártida. «Viajar para a Antártida com Quark Expeditions (um dos seus patrocinadores) é um momento único na minha vida», disse Julie. A dupla vai ficar uma semana na Antártida com a Quark Expeditions, antes de regressarem às suas vidas enquanto viajantes nómadas.


Veja também:
Este viajante dá a volta ao mundo de balão pelos direitos das crianças
Como Rute e Tiago Brito passaram de emigrantes a nómadas digitais

Partilhar