Na passada terça-feira, 5 de dezembro, a empresa de café com sede em Seattle, EUA, abriu uma loja com 2800 metros quadrados em Xangai, na China. É o primeiro Starbucks Reserve Roastery – a nova oferta da Starbucks – fora dos Estados Unidos. É também o maior Starbucks de todo o mundo.

A Starbucks Reserve Roastery é um lugar onde os clientes podem ver o café desde o grão não torrado até chegar à chávena. Além disso, podem assistir a todo o processo de torrefação do café, desde os sacos de serapilheira em que ele chega, até à colocação do café ainda verde no depósito. É um verdadeiro mundo do café. E mais, o edifício multimilionário parece um grão gigante visto do céu.

Quando se entra pelas enormes portas de madeira, desenhadas como um grão de café torrado, encontram-se dois andares gigantes de entretenimento interativo. Os clientes recebem à entrada um «guia de exploração» da loja, que funciona como um mapa.

Há um barril de cobre de dois andares, com quatro toneladas, onde são armazenados grãos de café acabados de torrar, e mais de mil selos tradicionais chineses que contam a história da Starbucks.

O teto está coberto por 10 mil telhas feitas de madeira americana, em forma hexagonal. Aí, também estão os chamados «tubos de sinfonia», longos tubos de cobre que atravessam o teto, transportando os grãos do barril de cobre para a cafetaria principal.

Além disso, a Reserve Roastery vende vinho e cerveja, incluindo uma cerveja artesanal feita de café do Quénia, Colômbia e Guatemala. A comida também não poderia faltar no menu – e a seleção está bem acima das ofertas usuais, graças ao padeiro italiano Rocco Princi, originário de Milão, a quem o presidente executivo da Starbucks convenceu pessoalmente a embarcar nesta aventura.

Este presidente, Howard Schultz, disse que a loja combina os 46 anos de história no negócio do café com a «cultura rica e diversificada da China».

A Starbucks chegou a Portugal em setembro de 2008 e conta com mais de dez lojas no país. E no mundo são mais de 20 mil cafetarias.


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