1. Tóquio, Japão
Todos os distritos de Tóquio esmeram-se para apresentar as melhores luzes de inverno. As exibições são tão populares que permanecem na cidade até fevereiro.
2. Luci d’Artista, Salerno, Itália
Todos os anos, as ruas e praças de Salerno iluminam-se para o Luci d'Artista, um festival de instalações de luzes e atividades de Natal. Em 2017, há uma réplica feita de LED do céu noturno, um jardim zoológico iluminado e luzes em forma de limoeiros, servindo como homenagem à costa Amalfitana.
3. Glebe Park Christmas, Camberra, Austrália
Camberra é conhecida pelas suas exibições de Natal, tendo estabelecido um recorde mundial em 2014 para o maior número de luzes numa árvore de Natal artificial (518838, mais precisamente). A cidade mudou o seu festival de Natal de City Walk para Glebe Park este ano, durando até a véspera de Natal. O evento possui 65 árvores de natal debaixo de uma cobertura de luzes, um jardim zoológico, um cinema ao ar livre com exibições de Home Alone e Elf, e outras atividades divertidas.
(Foto riotact.com)
4. Luztopía, Monterrey, México
Monterrey, no Nordeste do México, apresenta a «Luztopía«, uma exibição com 15500 luzes e 200 figuras iluminadas. O festival funciona até ao início de janeiro deste ano, ocupando cerca de três quilómetros de propriedades ao longo do Paseo de Santa Lucía.
5. Newport Beach Christmas Boat Parade, Newport Beach, Califórnia
O Newport Beach Christmas Boat Parade é um dos maiores festivais de luzes de Natal em todo o país, comemorando seu 109º aniversário este ano, entre 13 e 17 de dezembro. O «desfile» ocorre no porto da praia de Newport, onde iates, barcos e caiaques exibem decorações e luzes que rondam os 40 mil euros.
6. Village de Noël, Nice, France
Apesar de haver palmeiras um pouco por todo o lado, isso não significa que o Natal não se sinta no ar. Em Nice, além de o Promenade Des Anglais ser decorado consoante o espírito natalício, a Village de Noël, na Place Masséna, tem luzes, entretenimento, comida e lojas para preencher o seu itinerário.
(Foto RecreaNice)
7. Jardins Tivoli, Copenhaga, Dinamarca
Desde que abriu, em 1843, os Jardins Tivoli têm feito parte da tradição natalícia dos habitantes locais e turistas. As decorações com luzes extravagantes também incluem as celebrações: além de um espetáculo de luzes de Natal que ilumina o Lago Tivoli, há fogos-de-artifício e ainda mais luzes na semana entre o Natal e o Ano Novo.
8. Champs-Elysées, Paris, França
Ficar preso no trânsito nos Champs-Elysées pode não parecer assim tão mau durante a época natalícia. As 200 árvores que se alinham na icónica avenida são iluminadas com centenas de luzes LED, que mudam de cor de branco ou amarelo para roxo e vermelho ao longo da noite.
9. Dyker Heights, Brooklyn, Nova Iorque, EUA
Prepare-se para ficar completamente deslumbrado com o espírito de Natal deste bairro de Brooklyn, que se «veste» a rigor todos os anos. As luzes aumentam depois do Dia de Ação de Graças e duram até ao Ano Novo.
10. Somerset House, Londres, Reino Unido
A Somerset House transforma-se num verdadeiro país das maravilhas do inverno nos meses mais frios. A sua pista de patinagem no gelo permanece aberta até janeiro, e a sua gigantesca árvore de natal é também equipada com luzes e decorações todos os anos.
11. Monumento da Liberdade, Tbilisi, Geórgia
O Monumento da Liberdade brilha todos os invernos na Praça da Liberdade de Tbilisi, onde a torre que ilustra São Jorge a matar um dragão é decorada com luzes para criar uma árvore de Natal improvisada. A decoração dura até ao Ano Novo e é a peça central da celebração natalícia de toda a cidade.
(Foto Pinterest)
12. Kobe Luminarie, Kobe, Japão
Todos os anos, a cidade de Kobe realiza um espetáculo de luzes para comemorar o grande terremoto de Hanshin de 1995. O motivo da peça muda cada ano; Em 2017, o tema é «A Gaze Into the Future».
13. Mercado de Natal, Jena, Alemanha
O mercado de Natal da cidade de Jena (também conhecido como Christkindlmarkt) é um mercado de rua que começa no início do Advento. Decorre na pitoresca praça principal, onde há barracas a venderem comida e bebidas, com música e dança tradicionais a acompanharem. Todos os dias às 17h, a trombeta de Natal ouve-se da torre do Concelho e, à medida que vai anoitecendo, o mercado acende-se, criando um brilho que pode ser visto a quilómetros de distância.
(foto rigneygraphics)
14. Cathedral Square, Vilnius, Lituânia
Todos os anos ergue-se uma árvore iluminada e decorada. Na verdade, esta árvore - que parece ter saído de um livro de contos de fadas - é uma armação de metal coberta por ramos cuidadosamente cortados. A árvore deste ano tem mais de 88 metros de altura e está coberta com cerca de 70 mil lâmpadas - um espetáculo tão brilhante, que pode ser visto através das janelas dos aviões que aterram no aeroporto de Vilnius. Os visitantes também podem desfrutar do mercado da praça onde está a árvore, um comboio de Natal operado por elfos e filmes 3D projetados ao lado da Catedral de Vilnius.
15. Rockefeller Center, Nova Iorque, EUA
Todos os fanáticos do Natal devem ir, pelo menos uma vez na vida, ao Rockefeller Center. A árvore com cerca de 25 metros está envolvida em cerca de oito quilómetros de fita decorada com perto de 45 mil luzes. A primeira árvore foi acesa em 1933 e, agora, mais de meio milhão de pessoas visitam a árvore diariamente, aproveitando para patinar na famosa pista de gelo.
As decorações e luzes de Natal são um verdadeiro espetáculo apreciado por muitas pessoas em todo o mundo. Mas há lugares onde vale a pena ir para se deixar deslumbrar: imagine árvores de 25 metros enfeitadas com luzes coloridas – há um recorde mundial e tudo -, praças decoradas com adereços iluminados, ringues de patinagem, uma exibição anual de 15.500 luzes e 200 figuras iluminadas, entre muitas outras ideias originais.
A CondéNastTravelerescolheu 15 lugares onde tem mesmo de ir para observar as luzes de Natal. Conheça-os na fotogaleria acima.