O fundo de Inovação Digital News Initiative (DNI) atribuiu 312 mil euros ao projeto digital do Global Media Group que irá otimizar a distribuição de conteúdos pagos. No total, o fundo irá investir 1,06 milhões de euros nos media nacionais.
«Foi com grande satisfação que vimos mais uma vez reconhecida a qualidade da nossa estratégia digital e a confiança na execução dos nossos projetos, desta feita pela atribuição deste financiamento via Digital News Iniciative», disse José Carlos Lourenço, Chief Operating Officer do grupo detentor de marcas de informação como Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF, O Jogo, Dinheiro Vivo, Volta ao Mundo, Evasões, Notícias Magazine, Delas.pt, Motor24 e Men’s Health.
Sobre o projeto em causa, a Smart Paywall, uma plataforma de registo único que visará a venda de conteúdos de forma mais eficiente, o COO do grupo avança detalhes sobre a estratégia. “Este projeto enquadra-se nos planos que definimos para 2018 de aprofundar a monetização dos conteúdos de excelência das nossas marcas, e iremos fazê-lo de forma inovadora e suportados em tecnologia adequada. Em tempo oportuno partilharemos mais sobre como iremos fazê-lo, mas estamos convencidos que contribuiremos para o aparecimento de novos segmentos de receita no mercado português ligados à venda de conteúdos, que coexistirão com a atual solução de assinaturas digitais (com a qual, de resto, não se confundem). Estamos também muito convencidos que serão novidades muito bem recebidas pelas nossas audiências”, disse.
Mais três projetos apoiados
Além do projeto da Global Media, também o grupo Impresa – detentor de SIC e Expresso – irá receber 658,4 mil euros de apoio do fundo, enquanto os dois últimos projetos nacionais a serem apoiados – INESC TEC e OKO – receberão financiamentos na ordem dos 50 mil euros. Esta é já a quarta ronda de investimentos do DNI que desde 2016 já investiu cerca de 94 milhões em projetos media internacionais, 5,7 milhões dos quais em Portugal.