Passear numa cidade medieval, visitar um navio naufragado, passear de barco e dedicar-se a descobrir a cozinha escandinava: tudo isto é possível num único dia em Estocolmo.

Construída sobre 14 ilhas, ligadas entre si por mais de meia centena de pontes, são muitos os que não hesitam em apontar a “Veneza do Norte” como a mais bela cidade da Escandinávia: uma cidade que soube crescer e modernizar-se de forma harmoniosa, preservando o centro histórico e fazendo dos espaços verdes uma constante, com uma cultura que combina tradição e inovação em iguais medidas.

Embora sejam muitas as moradas a merecer visita, um único dia dedicado a conhecer Estocolmo pode iniciar-se por uma passagem no City Hall, um dos edifícios mais reconhecidos da capital sueca, cuja torre de 106 metros oferece uma das vistas mais incríveis da cidade. De volta a solo firme, Gamla Stan, a zona antiga de Estocolmo, é como um museu a céu aberto. Foi aqui que, em 1252, a cidade foi fundada e entre lojas de artesanato, galerias de arte, museus e igrejas, há muito para ver, destacando-se a Catedral de Estocolmo, o Museu do Nobel e o Palácio Nacional, um dos maiores do mundo, onde a marcha e troca dos guardas proporcionam um espetáculo impressionante (e gratuito) a quem passa.

Havendo pouco tempo disponível, os passeios panorâmicos de barco são uma das formas mais práticas de conseguir uma boa vista geral da cidade. Parando na ilha de Djurgården, a leste de Estocolmo, encontram-se o Museu Vasa, onde é possível ver de perto e ao vivo o imponente navio de 69 metros com o mesmo nome, naufragado em 1628 e resgatado 333 anos depois, e o Skansen, o mais antigo museu ao ar livre do mundo, que replica a antiga Suécia com exemplares da arquitetura original do país, como uma igreja, lojas e habitações típicas e até um pequeno zoo.

De volta a solo firme, Gamla Stan, a zona antiga de Estocolmo, é como um museu a céu aberto.

Ao cair do sol, é tempo de virar as atenções para outra atração: a gastronomia. Dos restaurantes jovens e criativos no distrito de Södermalm aos espaços estrelados pelo Guia Michelin, não faltam na cidade opções que prometem fechar em grande um dia em Estocolmo – e deixar a vontade de regressar para ver e fazer tudo aquilo que não coube em 24 horas.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar