O mais antigo mercado de natal do país e uma coleção impressionante de moradas dedicadas à época fazem de Dresden, na Saxónia, uma morada imbatível para celebrar esta época.

Natal é, por si só, sinónimo de tradição. De costumes que se repetem, geração após geração, entre outros que se vão adaptando aos tempos que correm. Mas poucos lugares são capazes de refletir isso tão bem como o Striezelmarkt, em Dresden – o mais antigo mercado de natal da Alemanha.

Conta a história que, em 1434, foi dada autorização para que se realizasse um mercado de carne na praça de Altmarkt, onde as pessoas da cidade pudessem escolher as peças para o jantar de Natal. O sucesso terá sido tal que o mercado continuou, crescendo ao longo dos anos e acabando por incluir nos seus expositores muitos bens para além da carne.

Hoje, o mercado junta mais de duas centenas de bancas, estendendo-se por toda a época festiva, numa praça que atrai mais de 2,5 milhões de visitantes por ano. O famoso “Striezel” (ou “Stollen”), o bolo que dá, aliás, nome ao mercado, é uma das compras mais populares, sendo o protagonista de um dos pontos altos do programa: o Stollenfest, uma procissão pela parte velha da cidade, seguida da divisão de um enorme “stollen” que é, depois, partilhado pelos visitantes.

Concertos, espetáculos e vários workshops para miúdos e graúdos ajudam a dinamizar o mercado, onde, todos os dias, o Pai Natal e os duendes abrem uma nova janela no calendário do advento. Sim, o Natal é um assunto sério, em Dresden.

Hoje, o mercado junta mais de duas centenas de bancas, estendendo-se por toda a época festiva, numa praça que atrai mais de 2,5 milhões de visitantes por ano.

Tanto que a cidade ostenta uns orgulhosos 11 mercados natalícios, pensados para agradar a tudo e todos. Entre eles, estão por exemplo o mercado de natal medieval de Stallhof, celebrado no interior das muralhas do Palácio Real de Dresden, com atores vestidos a rigor para levar os visitantes numa viagem pelo tempo, ou do Winterlichter Markt, que, nesta época, ocupa a principal rua comercial da cidade com iluminações, uma enorme árvore de natal e, claro, muitas compras. Afinal, o Natal só se celebra uma vez por ano.

Reserve já a sua viagem!

Partilhar